terça-feira, 29 de janeiro de 2019

A CORRUPÇÃO MATA.

                                       Carlos Eden Meira
A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

O texto abaixo foi publicado anteriormente na revista “EXTRA”, nº57, de novembro/dezembro de 2012. No momento atual, em que ocorrem desastres ambientais como os terríveis acontecimentos de Brumadinho em Minas Gerais, já também ocorridos em Mariana, no mesmo estado, há poucos anos, achamos conveniente reeditar aqui o referido texto, na esperança de que os novos governantes do País possam mudar essa triste realidade nacional.

A cada acidente rodoviário fatal, a cada desabamento de encostas soterrando pessoas, a cada morte de crianças e idosos em filas de hospitais, pode-se ter a certeza que de alguma forma, ali está o dedo culpado de um corrupto. A corrupção no Brasil é tão letal quanto os terremotos e outros desastres naturais que assolam o planeta, já que as verbas que deveriam ser empregadas em beneficio do povo, são “desviadas” para os bolsos, meias e cuecas de algum corrupto.
Cada obra que além de ser superfaturada é, inclusive, executada utilizando material de qualidade inferior (rodovias, por exemplo), tende a colocar em risco a segurança, a saúde ou vida dos cidadãos que pagam impostos diversos, os quais ao invés de retornarem em forma de benefícios públicos, vão infelizmente parar na conta bancária de algum crápula cínico, que se diz representante do povo. Alguma coisa urgente tem que ser feita, para dar um basta nesta triste realidade. Querem culpar a ignorância do povo, entretanto, a própria ignorância do povo é consequência da ação dos corruptos que não investem na educação pública, enquanto seus filhos estudam em escolas e faculdades de alto nível, ou até no exterior.
É preciso que cada cidadão aprenda a identificar os responsáveis pelo seu sofrimento, pela sua insegurança, pela falta de saúde e de educação para sua família, pelas mortes nas estradas esburacadas e nos hospitais públicos, desestruturados. É preciso que cada cidadão compreenda que esperteza neste país é sinônimo de safadeza, e não de inteligência e capacidade. A população precisa se mobilizar em atos de repúdio aos corruptos, em todo o território nacional. Pedir justiça e punição severa, para os culpados de tantos escândalos administrativos que desviam bilhões dos cofres públicos. E as entidades que se dizem sérias e moralizadoras deveriam evitar o corporativismo, que coloca em dúvida sua ética, seu compromisso com a democracia e, consequentemente, sua idoneidade moral.
Somos há muitos anos, uma “república” dividida entre uma elite de privilegiados que enriquecem acumulando imensas fortunas, muitas vezes adquiridas através de cargos públicos, e a imensa massa dos excluídos que morrem à míngua nos hospitais públicos, que moram em favelas miseráveis sem saneamento básico ou em áreas de risco, sujeitos à violência urbana, e os que trabalham honestamente a vida inteira, para no fim não ter sequer uma aposentadoria digna. Pouca diferença dos aspectos feudais, dos tempos do colonialismo. Diante das consequências brutais resultantes de tais absurdos, de uma coisa podemos ficar certos: a corrupção, direta ou indiretamente, mata!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário