quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Prefeitura de Jequié promove palestra gratuita sobre arqueologia

Oportunidade para ampliar o conhecimento a respeito do passado histórico, além ser representar um momento de valorização e resgate da cultura e das tradições do estado da Bahia. Com este propósito, a Prefeitura de Jequié, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai promover, no Museu Histórico João Carlos Borges, no próximo dia 16, às 19h, uma significativa palestra ministrada por Alvandyr Dantas Bezerra, com o tema: ‘O Patrimônio Arqueológico da Bahia – um passado ainda desconhecido’. O evento é destinado a todos os públicos e a entrada é gratuita.
O professor Alvandyr Dantas Bezerra, é graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA), e atua, desde 1996, como pesquisador em arqueologia tendo realizado trabalhos de levantamentos, monitoramento, salvamento arqueológico e educação patrimonial. Em 2003, Alvandyr participou da elaboração do livro: ‘Cachoeira e São Félix – Revelações do Tempo’.
Segundo o palestrante, há milhares de anos, diferentes grupos humanos ocupavam o território baiano, deixando vestígios materiais de suas existências. Os arqueólogos descobriram e interpretaram essas marcas históricas e, assim, conseguiram reconstruir as partes das histórias do passado, embora ainda tenha muitos mistérios a serem descobertos.
“A arqueologia tem um papel importante no sentido de se preocupar com o levantamento de informações históricas sobre as sociedades e como viviam os povos, nos tempos que nos antecederam. Assim, a palestra que a Prefeitura de Jequié esta viabilizando, gratuitamente, enriquece ainda mais a programação regular do nosso museu, que tem entre os seus principais objetivos, ampliar o conhecimento público sobre a história e a cultura da nossa terra.”, disse Alysson Andrade, secretário municipal de Cultura e Turismo de Jequié. (PMJequié)


Nenhum comentário:

Postar um comentário