sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Divulgado o trailer de Dr. Ocride, filme sobre Euclides Neto

Divulgado o trailer do longa-metragem ‘Dr. Ocride’, de Edson Bastos e Henrique Filho, que mostra a história do escritor, advogado e político baiano Euclides José Teixeira Neto (1925-2000). Ele foi responsável por uma das primeiras experiências de reforma agrária implantadas no Brasil. Foi em Ipiaú, cidade natal dos cineastas, que Euclides Neto escreveu seus 13 livros e fez sua grande obra política: a Fazenda do Povo, onde cerca de 250 famílias vivem ainda hoje.
O projeto, implantado por ele durante sua gestão na prefeitura entre 1963 e 1967, resultou no convite para ser secretário da Reforma Agrária no governo de Waldir Pires, na década de 1980. Batizado com o nome pelo qual Euclides Neto era chamado pelo povo de Ipiaú, onde oferecia atendimento gratuito como advogado, o longa reúne filmagens, jornais, manuscritos e áudios que documentam a trajetória do “Dr. Ocride” e entrevistas com a esposa, os filhos, amigos e moradores de Ipiaú, local de captação da maior parte das imagens atuais.
Sinopse
O filme aborda a vida política e a obra literária do escritor, advogado e político sulbaiano Euclides José Teixeira Neto. Conhecido como Dr. Ocride pelo povo, Euclides Neto notabilizou-se na luta pela Reforma Agrária. É reconhecido como um dos grandes escritores brasileiros da geração de 30, com 14 obras publicadas, nas quais colocou o trabalhador rural como protagonista das narrativas. Com mais de 40 anos advogando, sempre defendia os trabalhadores rurais. Como prefeito de Ipiaú-BA (1963-1967), desenvolveu práticas socialistas, como a Fazenda do Povo, o primeiro feito bem sucedido da reforma agrária no estado da Bahia, projetando a cidade de Ipiaú a município modelo do Brasil. Fato este que também o levou a responder por inquérito militar durante a ditadura, em 1964. O documentário mostra como Euclides Neto direcionou sua vida e obra para dar voz aos trabalhadores rurais do sul da Bahia. Sua trajetória de resistência dialoga intensamente com os embates vividos no Brasil atual. (Giro em Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário