terça-feira, 10 de abril de 2018

Técnicos do Centro de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Jequié visitam obras da sede própria


Na manhã desta quarta-feira, 10, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio da equipe técnica responsável pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), juntamente com a coordenação de Saúde Mental do município e estagiárias do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, estiveram visitando as obras de construção da sede própria da unidade, localizada no bairro do Jequiezinho. O CAPS, em Jequié, funciona, atualmente, no bairro do Mandacaru, em um imóvel alugado, e é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack, outras drogas e seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Durante a visita, usuários puderam fortalecer o vínculo com a equipe responsável pelo atendimento do serviço e puderam conhecer os vários ambientes que fazem parte do local, ampliando assim, o sentimento de pertencimento, criando elos mais firmes junto ao processo construtivo do qual são peças fundamentais.
A especificação do CAPS em Jequié é oferecer atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitário. Atendem, também, aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.
“Viemos apresentar aos usuários, que são atendidos pelo CAPS esse novo equipamento de Saúde que, quando for inaugurado, poderá oferecer uma melhor prestação de serviço e acolhimento humanizado à pessoa com agravos diversos, decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, visando promover a reintegração familiar, social e o resgate à autoestima do usuário.”, falou a coordenadora do CAPS, Yana Karina.
“A nova unidade servirá como fortalecimento no atendimento da saúde mental e dará um apoio fundamental às pessoas que necessitam de um tratamento mais humanizado, com respeito e dignidade.”, disse a coordenadora da Saúde Mental do município, Karine Fernandes. (PMJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário