domingo, 29 de abril de 2018

III Festival do Chocolate movimenta o fim de semana em Ipiaú

Evento teve início na última sexta-feira (Fotos: Giro Ipiaú)
O IIIº Festival do Chocolate chega ao seu último dia,  neste domingo, 29, com a certeza de  que cumpriu o objetivo de  promover a visibilidade do produto de  origem regional e fomentar os negócios da cacauicultura, além de estimular o turismo e a gastronomia no Território do Médio Rio das Contas. O evento  reuniu  expositores de chocolates, produtores de cacau e agricultores familiares,  dando destaque para a execução dos produtos em processo de industrialização e atraiu milhares de pessoas. Foi grande o movimento em Ipiaú durante o período da sua realização.
Autoridades municipais de deputados participaram da solenidade de abertura do III Festival de Chocolate.
Na solenidade oficial de abertura do festival, na noite da última sexta-feira, 27, a prefeita Maria das Graças mencionou os esforços da equipe organizadora em especial a iniciativa do Secretário Municipal da Agricultura, Valnei Pestana que fez o possível para tudo transcorresse conforme foi planejado. “Dr. Valnei não mediu esforços para que tudo isso acontecesse . Graças ao seu dinamismo e competência, a agricultura em Ipiaú vem se fortalecendo a cada dia”, ressaltou a prefeita. Os deputados Mário Junior, Eduardo Sales e Sandro Régis também marcaram presença na solenidade. Paralelo ao festival aconteceu a quinta edição do Agrocacau. 
Standes de expositores de chocolates atraíram a atenção dos visitantes.
Dez marcas de chocolates baianos, a maioria de empresas  sediadas no território do médio Rio das Contas estiveram  presentes no festival que também contou com stands da Ceplac, Pró Padeiro, Cores da Terra, CETEP, Biofábrica, associações da Agricultura Familiar, além de diversas empresas e entidades. Um dos stands mais visitados foi o do Chocolate Jequitibá que apresenta um produtor gourmet com alto teor de cacau, sem adição de lactose, recheado com nibs e com um sabor apurado. A empresa, sediada em Ipiaú, pretende produzir um chocolate com 60% de cacau. O empresário Roberto Carlos Rabelo está à frente do empreendimento.
Empresário Roberto Carlos-da marca Chocolate Jequitibá elogiou mais uma edição do evento.
Da fazenda Lajedo do Ouro, em Ibirataia, a premiadíssima marca VAR é outro destaque do festival. Seu produto tem como matéria prima o  cacau “catongo”, de grãos esbranquiçados que resultam em um chocolate gourmet de sabor mais suave e cor mais clara. De Barra do Rocha está em exposição o Chocolate Premium. Outras marcas artesanais foram expostas e ofereceram degustações ao público.Vale salientar que na região sul da  Bahia já existem 76 marcas de chocolate.
Banda Cacau com Leite vai animar a última noite do Festival.
Em sua programação cultural o destaque do festival na noite de sábado foi a final do Concurso Garota Regional. Candidatas de quatro municípios disputaram o titulo que ficou com a modelo fotográfica Laís Pereira Alves que representou o município de Ubatã. A noitada contou com os shows das bandas SodaPop e Samba do Bom. Neste domingo, 29, último dia do festival acontecerá, às 18 horas, o Concurso de Tortas e Bolos e à noite o grande show com a banda Cacau com Leite. (Giro/ José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário