terça-feira, 17 de abril de 2018

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, início dia 23/04


Técnicos de enfermagem das salas de vacinação e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, do município, tiveram nesta segunda e terça-feira, dias 16 e 17, um encontro de capacitação sobre a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que aconteceu no auditório do Núcleo Regional de Saúde Sul/Base Jequié. Além das informações gerais sobre a campanha, os participantes foram capacitados pela enfermeira sanitarista Adriana Galdino, técnica do Núcleo Regional de Saúde Sul, sobre a prevenção e manejo clínico da doença Influenza.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, terá início no dia 23 de abril e seguirá até o dia 1º de junho, com o objetivo de vacinar 90% do público-alvo, tendo sido escolhido o dia 12 de maio como o Dia D de mobilização.
Segundo o site oficial da prefeitura de Jequié, no ano passado, dos 27 estados, apenas dez alcançaram a meta pactuada de vacinar 90% da população-alvo. Na Bahia, foram vacinadas 2,6 milhões de pessoas, o que representou 84,60% da cobertura vacinal, considerando a estimativa populacional de 3 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%. No estado, até o dia 7 de abril, foram notificados 215 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 18 óbitos. Dentre esses casos, 43 foram confirmados para Influenza, sendo 36 pelo subtipo A H1N1 e desses, quatro foram a óbito.
O público-alvo são indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.(Zenilton Meira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário