Neste ano estive no local onde funciona o Instituto Sublime
tarefa, acompanhado pelo seu idealizador o cantor Endres Netto, Edísio Santana
e Marli Silva. De perto fiquei sabendo minuciosamente do trabalho que é
desenvolvido naquela instituição. Fiquei encantado com tudo que é desenvolvido
no instituto e principalmente com a dedicação e a doação do meu amigo e irmão
em Cristo.
É importante que toda a comunidade de Jequié conheça,
divulgue e contribua também com aquele projeto, desenvolvido numa área muito
carente e idealizado com intuito de oferecer aos seus jovens moradores um ensino
de qualidade através da música.
Parabenizo e agradeço a Deus pela vida de Endres Netto
e de todas as pessoas que fazem daquele admirável projeto acontecer.
Charles Meira |
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“Construindo Sonoridade”, o projeto de inclusão social pela música.
“Falar de música e não falar dos benefícios e da
atuação que a mesma provoca no ser humano é quase impossível, pois ela está
presente na vida do individuo desde os tempos remotos. Existem evidências
cientificas que provam que o estudo da música contribui na construção da
identidade, da socialização, da convivência em grupo e na aceitação das
diferenças. Sendo assim, o projeto de inclusão social pela música, denominado
“Construindo Sonoridade”, foi concebido dentro da perspectiva de oportunizar o
acesso de meninos e meninas ao aprendizado da música como forma de convívio
social e cultural, assim como um vetor para a cidadania. Estudos específicos apontam
o impacto no processo de recuperação da identidade e da auto-estima dos
envolvidos nos projetos de inclusão que utilizam a música como fio condutor,
além também, de visar de forma primordial o resgate da dignidade e o pleno
exercício da cidadania de meninos e meninas de origem humilde. Neste contexto,
o Instituto Sublime Tarefa, deseja vê, predominar uma educação musical capaz de
elevar o nível de aprendizado da criança nas diversas áreas do conhecimento,
bem como se estruturar de forma gradativa, objetivando propor uma intervenção
positiva e construtiva através de uma educação musical relevante e consistente
que lhes permitam valorizar e cultivar a sua parte no tesouro da música.
As crianças cantando na Primeira Igreja Batista. |
O Instituto Sublime Tarefa, é uma organização não
governamental social de cultura, sem fins lucrativos, sediada em Jequié -
Estado da Bahia. Gesta o projeto desde 2012 e atende atualmente 65 crianças.
Surgiu com a idealista proposta de contribuir com ações capazes de efetivamente
garantir e promover os direitos fundamentais de meninos e meninas de origem
humilde. Mantido por pessoas físicas e jurídicas. O projeto de inclusão social
pela música “Construindo Sonoridade” oferece nos períodos do contra turno
escolar cursos de: Iniciação Musical, Canto Coral, Cordas, Teoria Musical,
Piano e Inglês com Música para crianças a partir dos 07 anos de idade. O
projeto procura incentivar a criatividade e o trabalho em equipe, além de
difundir a cultura musical em sua diversidade.
Criado a partir de informações sólidas tiradas das
experiências vivenciadas pelo seu idealizador, que escolheu a música como eixo
para iniciar um “sonho comunitário” objetivando alcançar metas em plena
sintonia com todos os profissionais envolvidos, objetivando dessa forma,
conseguir resultados relevantes na produção dos seus cursos e eventos.
Portanto, enfatiza-se a relação teoria- prática, visando maior aproveitamento e
profundidade nos estudos relacionados à musicalidade de meninos e meninas.
As crianças cantando na Primeira Igreja Batista. |
Os cursos acontecem semanalmente, junto ao seu público
alvo, destacando a importância de agir com profunda consciência social e forte
comprometimento com a comunidade, bem como sua atuação como protagonista no
processo de transformação social, política e econômica de seu próprio povo. O
projeto de inclusão pela música, “Construindo Sonoridade”, mas do que descobrir
talentos a sua proposta é prepará-los para o futuro, com uma educação musical
sublime e bela.
O ideal do “Instituto Sublime Tarefa”, originou-se no
coração de Endres Netto, a partir de suas convicções cristãs e da observação e
constatação das carências da realidade na qual está inserida grande parcela da
criança brasileira. Sua missão teria uma única e inamovível meta: Idealizar um
projeto consistente fundamentado nos princípios e valores, visando
primordialmente à transformação de seu público alvo em todas as dimensões,
independente da raça, nacionalidade, cultura e religião. Era imprescindível
trazer a existência à educação musical, como instrumento estratégico para
impulsionar e consolidar a expansão do projeto e sua continuidade.
As crianças no concerto de violões. |
As imagens de crianças e adolescentes vitimadas pela
desigualdade e segregação perambulando tristes, amedrontadas, famintas sem
cuidado e proteção o impulsionou a fazer algo prático para mudar a condição
desse ser, que acreditamos ser “A melhor parte da humanidade”. Os sentimentos
nobres do amor e da compaixão, assim como a identificação, tais sentimentos
comoveram o seu coração e alma, desafiando-o a empreender esforços capazes de
amenizar os sofrimentos de meninos e meninas esquecidos e excluídos. Diante
desse estado de abandono sua maior preocupação era quanto ao que seria deles no
futuro. Assim, pensando passou a fazer planos visando, tornar-se parte da
solução.
No decurso do tempo, cultivou o desejo de que este
projeto chegasse a quem de fato teria de chegar. Dessa forma, surgia a
pergunta: Como intervir na rotina da comunidade, como tornar este “sonho
comunitário” em ações concretas a fim de cumprir o seu propósito? Era evidente
a necessidade de levá-los a contar sua história como protagonista a partir do
contato direto com o universo da música. Dentro dessa perspectiva, objetivamos
incentivá-los a desenvolver com maestria sua inteligência musical com empenho e
dedicação de forma simples e prazerosa.
As crianças cantando com a regência Tânia |
Direcionar meninos e meninas no caminho da
aprendizagem musical, visando o desenvolvimento de sua formação artística
através de atividades em aula de musicalização, canto coral e música
instrumental, bem como difundir a educação musical como instrumento de
reconciliação social.
Valorizar e considerar a educação musical como um dos
campos do conhecimento humano, no processo de socialização capaz de construir
valores e princípios como a valorização da cooperação, do trabalho em equipe,
da solidariedade e do amor ao próximo.
Tornar acessível o ensino da música, bem como
encorajar o surgimento de novos talentos a fim de que conheçam os elementos
básicos da música como: Som, ritmo, melodia, notação musical, percepção
musical, prática de conjunto com base nos princípios teóricos e práticos que
fundamentam o estudo da música em sua plenitude.
Enfatizar o valor da pedagogia musical como forma de
expressão humana, a fim de que meninos e meninas expressem seus sentimentos,
seus valores, ideais e sonhos de maneira atenta e reflexiva no momento da
escuta e da percepção.
Proporcionar um local amplo e acolhedor, para que os
mesmos desenvolvam o amor pela música a partir de suas aptidões inatas, assim
como sua musicalidade como forma de expressão artística.
As crianças cantando com a regência Tânia no CEEP Régis Pacheco. |
Produzir uma educação musical transformadora que vise
operar mudanças, objetivando fomentar uma educação musical de assistência
educativa, a fim de que sejam disseminadores dos ideais nobres e justos de
forma a exercerem plenamente o seu ser cultural.
Meninos e Meninas vivenciando sua existência de forma
plena e feliz rumo à realização de seus direitos por meio de políticas públicas
de cultura, com capacidade de desenvolver sua inteligência musical a partir do
estimulo, da vontade e do incentivo.
Cenário de vulnerabilidade transformado em um ambiente
com acesso a educação, saúde, cultura, lazer, alimentação, bem como vivenciar o
gosto pela música e suas expressões.
Educação musical especializada como inestimável
beneficio para transformação e melhor integração na família, escola e
sociedade, bem como melhorar a qualidade de vida através de atividades
educativas e ações preventivas.
Meninos e Meninas expressando seus talentos e
habilidades com competência, sensibilidade cultural e artística, assim como
relações interpessoais estáveis na esfera familiar e da comunidade.
Aumentar o grau de socialização, desenvolvimento
intelectual e cultural de Meninos e Meninas, permitindo que os mesmos explorem
e expressem sua musicalidade individualmente e coletivamente.
As crianças cantando na Primeira Igreja Batista. |
A região em que o projeto está inserido tem o seu
índice de desenvolvimento social muito frágil na escala da exclusão social. É
um ambiente que aparece entre aqueles que mais necessitam de cuidados
especiais. Observamos neste reduto de origem humilde que os direitos de meninos
e meninas têm sido negligenciados, como pontos em que se podem encontrar traços
de urbanização que demandam cuidados como: pavimentação, saneamento básico,
indicadores sociais insatisfatórios, bem como a ausência de políticas públicas
direcionadas às áreas de saúde, educação, cultura, transporte coletivo, lazer,
além de outros.
A segregação dentro do contexto da comunidade tem sido
um aspecto social, que tem contribuído de forma negativa para a desigualdade e
a injustiça, assim como, a crise socioeconômica e política que traz sérias
implicações na esfera em que está introduzido o projeto como: a violência
urbana, direitos não respeitados e violados, ganância insaciável e criminosa do
homem, visão utilitarista do homem que vive para seus interesses egoístas, bem
como a falta de amor e equidade. Diante desses indicadores sociais baixos que
compõe a comunidade de forma insatisfatória, é que, o “Instituto Sublime
Tarefa”, utiliza a educação musical como instrumento de inclusão social a fim de
promover os princípios e os valores qualitativos na vida de meninos e meninas.
Endres Netto e as crianças no CEEP Régis Pacheco. |
Promover e despertar na vida de meninos e meninas o interesse para
o aprendizado da música de forma coletiva e harmoniosa, visando a sua
transformação social e desenvolvimento pessoal dentro de uma perspectiva
humanitária.
Ser uma instituição crescente e de referência na educação musical
e na implantação de políticas públicas de cultura e de educação voltadas para o
atendimento integral à infância e a adolescência.
Exercer uma política educativa, ética, moral e cristã. Possuir uma conduta social responsável e sustentável. Conduzir as atividades com transparência e integridade. Interagir para melhorar a cultura vigente. Proporcionar transformação, equilíbrio e sabedoria. Agir de forma honesta e justa. Exercitar a cidadania individual e coletiva. Compaixão, Justiça Social, Respeito à diversidade humana, Ética
nas Relações Humanas, Excelência no Trabalho. Empreendedorismo, Competência, Visão Cristã, Democratização,
Solidariedade, Misericórdia, Trabalho em Equipe. Servir, Instruir e Salvar. Crianças e adolescentes a partir de 06 a 18 anos, provenientes de
famílias vulnerabilizadas, excluídas das políticas sociais básicas”.
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