segunda-feira, 12 de junho de 2017

Instituto Sublime Tarefa.

             
Endres Netto e Charles Meira no Instituto Sublime Tarefa.
                                                               
 
Charles Meira

Neste ano estive no local onde funciona o Instituto Sublime tarefa, acompanhado pelo seu idealizador o cantor Endres Netto, Edísio Santana e Marli Silva. De perto fiquei sabendo minuciosamente do trabalho que é desenvolvido naquela instituição. Fiquei encantado com tudo que é desenvolvido no instituto e principalmente com a dedicação e a doação do meu amigo e irmão em Cristo.
É importante que toda a comunidade de Jequié conheça, divulgue e contribua também com aquele projeto, desenvolvido numa área muito carente e idealizado com intuito de oferecer aos seus jovens moradores um ensino de qualidade através da música.
Parabenizo e agradeço a Deus pela vida de Endres Netto e de todas as pessoas que fazem daquele admirável projeto acontecer.

Charles Meira
Endres Netto e Charles Meira.
Endres Netto e Charles Meira.
Endres Netto e Charles Meira no Instituto Sublime Tarefa.
“Construindo Sonoridade”, o projeto de inclusão social pela música.

“Falar de música e não falar dos benefícios e da atuação que a mesma provoca no ser humano é quase impossível, pois ela está presente na vida do individuo desde os tempos remotos. Existem evidências cientificas que provam que o estudo da música contribui na construção da identidade, da socialização, da convivência em grupo e na aceitação das diferenças. Sendo assim, o projeto de inclusão social pela música, denominado “Construindo Sonoridade”, foi concebido dentro da perspectiva de oportunizar o acesso de meninos e meninas ao aprendizado da música como forma de convívio social e cultural, assim como um vetor para a cidadania. Estudos específicos apontam o impacto no processo de recuperação da identidade e da auto-estima dos envolvidos nos projetos de inclusão que utilizam a música como fio condutor, além também, de visar de forma primordial o resgate da dignidade e o pleno exercício da cidadania de meninos e meninas de origem humilde. Neste contexto, o Instituto Sublime Tarefa, deseja vê, predominar uma educação musical capaz de elevar o nível de aprendizado da criança nas diversas áreas do conhecimento, bem como se estruturar de forma gradativa, objetivando propor uma intervenção positiva e construtiva através de uma educação musical relevante e consistente que lhes permitam valorizar e cultivar a sua parte no tesouro da música.

As crianças cantando na Primeira Igreja Batista.

O Instituto Sublime Tarefa, é uma organização não governamental social de cultura, sem fins lucrativos, sediada em Jequié - Estado da Bahia. Gesta o projeto desde 2012 e atende atualmente 65 crianças. Surgiu com a idealista proposta de contribuir com ações capazes de efetivamente garantir e promover os direitos fundamentais de meninos e meninas de origem humilde. Mantido por pessoas físicas e jurídicas. O projeto de inclusão social pela música “Construindo Sonoridade” oferece nos períodos do contra turno escolar cursos de: Iniciação Musical, Canto Coral, Cordas, Teoria Musical, Piano e Inglês com Música para crianças a partir dos 07 anos de idade. O projeto procura incentivar a criatividade e o trabalho em equipe, além de difundir a cultura musical em sua diversidade.
Criado a partir de informações sólidas tiradas das experiências vivenciadas pelo seu idealizador, que escolheu a música como eixo para iniciar um “sonho comunitário” objetivando alcançar metas em plena sintonia com todos os profissionais envolvidos, objetivando dessa forma, conseguir resultados relevantes na produção dos seus cursos e eventos. Portanto, enfatiza-se a relação teoria- prática, visando maior aproveitamento e profundidade nos estudos relacionados à musicalidade de meninos e meninas.


As crianças cantando na Primeira Igreja Batista.
Os cursos acontecem semanalmente, junto ao seu público alvo, destacando a importância de agir com profunda consciência social e forte comprometimento com a comunidade, bem como sua atuação como protagonista no processo de transformação social, política e econômica de seu próprio povo. O projeto de inclusão pela música, “Construindo Sonoridade”, mas do que descobrir talentos a sua proposta é prepará-los para o futuro, com uma educação musical sublime e bela.
O ideal do “Instituto Sublime Tarefa”, originou-se no coração de Endres Netto, a partir de suas convicções cristãs e da observação e constatação das carências da realidade na qual está inserida grande parcela da criança brasileira. Sua missão teria uma única e inamovível meta: Idealizar um projeto consistente fundamentado nos princípios e valores, visando primordialmente à transformação de seu público alvo em todas as dimensões, independente da raça, nacionalidade, cultura e religião. Era imprescindível trazer a existência à educação musical, como instrumento estratégico para impulsionar e consolidar a expansão do projeto e sua continuidade.

As crianças no concerto de violões.

As imagens de crianças e adolescentes vitimadas pela desigualdade e segregação perambulando tristes, amedrontadas, famintas sem cuidado e proteção o impulsionou a fazer algo prático para mudar a condição desse ser, que acreditamos ser “A melhor parte da humanidade”. Os sentimentos nobres do amor e da compaixão, assim como a identificação, tais sentimentos comoveram o seu coração e alma, desafiando-o a empreender esforços capazes de amenizar os sofrimentos de meninos e meninas esquecidos e excluídos. Diante desse estado de abandono sua maior preocupação era quanto ao que seria deles no futuro. Assim, pensando passou a fazer planos visando, tornar-se parte da solução.
No decurso do tempo, cultivou o desejo de que este projeto chegasse a quem de fato teria de chegar. Dessa forma, surgia a pergunta: Como intervir na rotina da comunidade, como tornar este “sonho comunitário” em ações concretas a fim de cumprir o seu propósito? Era evidente a necessidade de levá-los a contar sua história como protagonista a partir do contato direto com o universo da música. Dentro dessa perspectiva, objetivamos incentivá-los a desenvolver com maestria sua inteligência musical com empenho e dedicação de forma simples e prazerosa.

As crianças cantando com a regência Tânia

Direcionar meninos e meninas no caminho da aprendizagem musical, visando o desenvolvimento de sua formação artística através de atividades em aula de musicalização, canto coral e música instrumental, bem como difundir a educação musical como instrumento de reconciliação social.
Valorizar e considerar a educação musical como um dos campos do conhecimento humano, no processo de socialização capaz de construir valores e princípios como a valorização da cooperação, do trabalho em equipe, da solidariedade e do amor ao próximo.
Tornar acessível o ensino da música, bem como encorajar o surgimento de novos talentos a fim de que conheçam os elementos básicos da música como: Som, ritmo, melodia, notação musical, percepção musical, prática de conjunto com base nos princípios teóricos e práticos que fundamentam o estudo da música em sua plenitude.
Enfatizar o valor da pedagogia musical como forma de expressão humana, a fim de que meninos e meninas expressem seus sentimentos, seus valores, ideais e sonhos de maneira atenta e reflexiva no momento da escuta e da percepção.
Proporcionar um local amplo e acolhedor, para que os mesmos desenvolvam o amor pela música a partir de suas aptidões inatas, assim como sua musicalidade como forma de expressão artística.

As crianças cantando com a regência Tânia no CEEP Régis Pacheco.

Produzir uma educação musical transformadora que vise operar mudanças, objetivando fomentar uma educação musical de assistência educativa, a fim de que sejam disseminadores dos ideais nobres e justos de forma a exercerem plenamente o seu ser cultural.
Meninos e Meninas vivenciando sua existência de forma plena e feliz rumo à realização de seus direitos por meio de políticas públicas de cultura, com capacidade de desenvolver sua inteligência musical a partir do estimulo, da vontade e do incentivo.
Cenário de vulnerabilidade transformado em um ambiente com acesso a educação, saúde, cultura, lazer, alimentação, bem como vivenciar o gosto pela música e suas expressões.
Educação musical especializada como inestimável beneficio para transformação e melhor integração na família, escola e sociedade, bem como melhorar a qualidade de vida através de atividades educativas e ações preventivas.
Meninos e Meninas expressando seus talentos e habilidades com competência, sensibilidade cultural e artística, assim como relações interpessoais estáveis na esfera familiar e da comunidade.
Aumentar o grau de socialização, desenvolvimento intelectual e cultural de Meninos e Meninas, permitindo que os mesmos explorem e expressem sua musicalidade individualmente e coletivamente.

As crianças cantando na Primeira Igreja Batista.

A região em que o projeto está inserido tem o seu índice de desenvolvimento social muito frágil na escala da exclusão social. É um ambiente que aparece entre aqueles que mais necessitam de cuidados especiais. Observamos neste reduto de origem humilde que os direitos de meninos e meninas têm sido negligenciados, como pontos em que se podem encontrar traços de urbanização que demandam cuidados como: pavimentação, saneamento básico, indicadores sociais insatisfatórios, bem como a ausência de políticas públicas direcionadas às áreas de saúde, educação, cultura, transporte coletivo, lazer, além de outros.
A segregação dentro do contexto da comunidade tem sido um aspecto social, que tem contribuído de forma negativa para a desigualdade e a injustiça, assim como, a crise socioeconômica e política que traz sérias implicações na esfera em que está introduzido o projeto como: a violência urbana, direitos não respeitados e violados, ganância insaciável e criminosa do homem, visão utilitarista do homem que vive para seus interesses egoístas, bem como a falta de amor e equidade. Diante desses indicadores sociais baixos que compõe a comunidade de forma insatisfatória, é que, o “Instituto Sublime Tarefa”, utiliza a educação musical como instrumento de inclusão social a fim de promover os princípios e os valores qualitativos na vida de meninos e meninas.

Endres Netto e as crianças no CEEP Régis Pacheco.

Promover e despertar na vida de meninos e meninas o interesse para o aprendizado da música de forma coletiva e harmoniosa, visando a sua transformação social e desenvolvimento pessoal dentro de uma perspectiva humanitária.
Ser uma instituição crescente e de referência na educação musical e na implantação de políticas públicas de cultura e de educação voltadas para o atendimento integral à infância e a adolescência.
Exercer uma política educativa, ética, moral e cristã. Possuir uma conduta social responsável e sustentável. Conduzir as atividades com transparência e integridade. Interagir para melhorar a cultura vigente. Proporcionar transformação, equilíbrio e sabedoria. Agir de forma honesta e justa. Exercitar a cidadania individual e coletiva. Compaixão, Justiça Social, Respeito à diversidade humana, Ética nas Relações Humanas, Excelência no Trabalho. Empreendedorismo, Competência, Visão Cristã, Democratização, Solidariedade, Misericórdia, Trabalho em Equipe. Servir, Instruir e Salvar. Crianças e adolescentes a partir de 06 a 18 anos, provenientes de famílias vulnerabilizadas, excluídas das políticas sociais básicas”.

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