domingo, 30 de agosto de 2020

E A TERRA TREMEU EM JEQUIÉ

Tremores de terra foram sentidos por moradores em Jequié no início da manhã deste domingo (30ago20). Foram dois impactos seguidos de pequena magnitude, com duração de 10 segundos, conforme relatos de quem reside no Brinco de Ouro, no bairro Jequiezinho. Em outros pontos da cidade, houve relatos de apenas um abalo.

“Uma janela vibrou bastante aqui em casa. Minha esposa e eu estranhamos, mas não imaginamos que seria um tremor de terra”, relata o jornalista Souza Andrade, morador do bairro. No mesmo momento, 7h45min. o abalo foi sentido em várias cidades baianas, principalmente no Vale do Jiquiriçá, Recôncavo e Baixo Sul. (Souza Andrade)

 

O tremor de terra registrado na manhã desse domingo (30) em grande parte da Bahia foi de 4,6 de magnitude e teve origem no município de Mutuípe, no vale do Jiquiriçá.

Ao site G1, o sismólogo Aderson Nascimento, coordenador do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) explicou: “A gente fez uma análise preliminar e esse evento maior foi registrado pela rede mundial, foi de magnitude 4,6, a 6 km a sul para sudoeste de Mutuípe (…) Ele foi registrado em todas as estações da rede sismográfica brasileira, que a gente tem financiada pelo Serviço Geológico Brasileiro”. No ano passado essa região no entorno de Mutuípe também registrou um abalo sísmico. 

Ainda não há detalhes do que causou os tremores desse domingo. No site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), constam dois registros de terremotos nas regiões de Amargosa e São Miguel das Matas, com magnitudes de 4,2 e 3,7 respectivamente.

Outros tremores na Bahia esse ano

Há cerca de 10 dias, moradores de Cachoeira, que também fica no recôncavo baiano, também relataram tremores de terra. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que o fenômeno ocorreu na cidade de São Félix, vizinha a Cachoeira, e teve magnitude de 1.6 mR.

No mês de julho, um terremoto de 3,5 de magnitude foi registrado na região do litoral sul da Bahia. O tremor aconteceu na altura da cidade de Ilhéus e também foi registrado por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fazem o monitoramento. (Itiruçu Online)


Mutuípe registra tremor mais forte entre cidades baianas,

O município de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, registrou o tremor mais forte entre as cidades baianas com registro do ocorrido. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor na cidade foi de 4.6 na escala Richter [que vai até 10]. Até o momento, foi o maior índice registrado no tremor que afetou diversas cidades baianas na manhã deste domingo (30). Em Amargosa o tremor foi de escala de 4.2. Em outras cidades, o abalo foi menor, caso de São Félix, que registrou 1.6 na escala. (Itiruçu Online)


Tremores de terra são sentidos em Itiruçu e outras cidades da Bahia

Cidade registrou tremores leves. Foto/Blog Itiruçu Online.

Não é a primeira vez que tremores de terra – os chamados de abalos sísmicos – ocorrem no Vale Jiquiriçá. Na manhã deste domingo (30), Itiruçu e região amanheceram relatados tremores sentidos em diversas regiões.  As redes sociais foram tomadas pelas observações de moradores.

Há relatos, além do Vale Jiquiriçá, de regiões do Recôncavo Baiano e em cidades do Sudoeste. Os relatos indicam que o primeiro tremor, o mais forte, começou pouco antes das 8h e durou cerca de 20 segundos. Depois, uma nova trepidação, desta vez mais branda, por volta das 8h20

Não há motivos para pânico

Eventos desta natureza não são novidades e já foram relatados outras vezes na região. Há lugares que ocorrem e passam despercebidos pela maioria das pessoas.

Ainda não há registros do grau nos abalos, mas não causou destruição nem deixou feridos em nenhum dos relatos. Para alterar as placas e provocar estragos, apenas ocorre quando a magnitude é de igual ou superior a 7. O último registrado na Bahia foi de 3.7, na região de Cachoeira, no último dia 21/08, cruz das almas, dentre outras.

Na Bahia a maioria dos abalos são de 4.5, que são considerados. No áudio abaixo, saiba mais sobre o último registro em cidades da Bahia. (Itiruçu Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário