domingo, 3 de maio de 2020

Uesb lidera HUBs em rede de combate ao coronavírus no interior da Bahia

Equipe produz álcool glicerinado 70% no campus da UESB em Itapetinga. (Foto Divulgação)
No contexto atual de pandemia, a solidariedade de pessoas engajadas em fazer a diferença na comunidade tem sido fundamental. Exemplo disso são as campanhas promovidas a partir da HUB – palavra da língua inglesa que tem sido utilizada para descrever grupos de pessoas movidas em torno de um objetivo em comum. Em Itapetinga, esse grupo foi criado com a intenção de reunir interessados em ofertar serviços à população, voluntariamente, como meio de combater a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Nesse sentido, professores, alunos e servidores técnicos-administrativo da Uesb e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), juntamente a empresas privadas, profissionais liberais e representantes da sociedade civil organizada, têm promovido ações desde o dia 27 de março, quando foi confirmado o primeiro caso positivo para a doença no município. Até o momento, por meio da campanha da HUB-Itapetinga, cerca de 130 famílias foram beneficiadas com cestas básicas e kits de higiene. Além disso, foram produzidos 172 litros de sabão líquido glicerinado, que serão distribuídos, nos próximos dias, para os postos de saúde e localidades de grande fluxo de pessoas, consideradas como pontos críticos pela organização da campanha.
Próximos passos – Para a primeira semana do mês de maio, está previsto o início da produção de álcool glicerinado 70%. A estimativa da organização é de que sejam fabricados 1500 litros de álcool nos próximos três meses. Também serão confeccionadas, aproximadamente, 800 máscaras, que serão distribuídas em pontos que costumam concentrar muitas pessoas, como é o caso das feiras livres e postos de saúde. A produção e divulgação de conteúdo técnico-científico junto à comunidade também tem sido uma das ações desenvolvidas pela HUB-Itapetinga, já que a informação é uma das formas para prevenção ao possível contágio e propagação do Covid-19.
Projeto CoronaVidas – Em Jequié, por meio do Projeto CoronaVidas, vários hospitais do interior baiano estão sendo atendidos com a doação de Barreiras Mecânicas Contra Respingos – máscara facial conhecida como face shield. Na cidade, o projeto é coordenado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS) da Uesb, que responde pelo HUB da cidade, e possui o apoio de parceiros como o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). Até o momento, a equipe de distribuição da campanha totalizou a contribuição de 1941 face shield, encaminhadas para os profissionais de saúde que atuam em hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, entre outros. O material tem contribuído não apenas em Jequié, mas, também, para outras cidades da região, totalizando 31 municípios. Os interessados em contribuir com as campanhas em combate à Covid-19 podem entrar em contato com a HUB-Itapetinga pelo telefone (77) 99934-7650, pelo e-mail hubitapetinga@gmail.com, ou ainda pelo Instagram. Com a HUB-Jequié o contato pode ser pelo telefone (73) 3528-9763 ou pelo site do Projeto CoronaVidas. (Ari Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário