quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Hospital Geral Prado Valadares realiza a primeira captação de ”múltiplos órgãos” de 2020

Equipe do Prado comemora mais uma captação. Foto: Divulgação
O Hospital Geral Prado Valadares – HGPV –, em Jequié, realizou mais uma captação de múltiplos órgãos, a primeira de 2020. A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) foi a responsável pela abordagem familiar para a liberação da captação.
A ação contou também com atuação da equipe da Central Estadual Transplantes da Bahia Coordenada pelo médico Dr. Bruno Almeida, acompanhado de profissionais do hospital. De acordo com a coordenadora da Comissão, Tâmara Souza, a ”captação dos órgãos acontece somente após constatação de morte encefálica, ou seja, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro”. Destaca ainda que, ”quando a pessoa informa a família sobre o desejo de doar seus órgãos, a decisão é menos dolorida para os familiares, por isso é importante que as pessoas conversem em casa sobre seu desejo e, mesmo em um momento de dor, a família opta pela doação. Um doador pode salvar até sete vidas”.
O serviço de captação de órgãos existe no hospital desde 2006 e somente em 2019 foram realizadas 5 captações, totalizando 47 órgãos. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário