segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Jequié receberá estudantes de outros municípios para lançamento de coletânea literária nacional



Nesta quarta-feira, dia 13, às 14h, no Auditório Waly Salomão, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), será realizado o lançamento da décima primeira coletânea literária, reunindo os melhores textos dos estudantes participantes do projeto de leitura ‘Ler é Bom. Experimente!’. O projeto acontece nas escolas de várias regiões do país e é desenvolvido pelo Grupo Projetos de Leitura, com aprovação do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial da Cultura, com o objetivo de incentivar a leitura e a criatividade de estudantes de escolas públicas. O evento vai contar com a presença de estudantes, professores, secretários de educação e demais autoridades locais. Nesta segunda-feira, 11, o secretário municipal de Educação, o professor, Paulo Andrade, juntamente com o coordenador do projeto, o escritor, Laé de Souza, e a equipe técnica da Secretaria de Educação, estão visitando as escolas municipais participantes.
O livro contém um poema do escritor Laé de Souza, textos e histórias infantis de jovens escritores, de 8 a 17 anos, dos municípios baianos de Aurelino Leal, Condeúba, Cordeiros, Jacaraci, Manoel Vitorino; dos municípios mineiros, Conceição do Mato Dentro e Icaraí de Minas; de Lagoa Seca, na Paraíba; dos municípios paulistas de Cananéia, Ferraz de Vasconcelos, Guarujá, Iperó, Osasco, Santa Gertrudes, Santo André e São Paulo. Quinze textos selecionados para o livro são de estudantes de Jequié.
Todos os alunos participantes do projeto receberão exemplares dos livros “Acredite se quiser!” e “Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda”, de Laé de Souza, para leitura, discussão dos temas propostos nas obras, adaptação para teatro, exercícios e outras atividades. As atividades do projeto nas escolas de Jequié, que tiveram os textos selecionados, foram coordenadas pelas professoras Adriana Almeida Barreto, Benaia Louzão Peixoto, Débora S. S. Aguiar, Helane de Almeida Raimundo, Rita Cristiane Bispo Barros, Joilma Reis Trindade, Lissandra Tavares Moreira Calais, Ludimila Silva Leite, Maria Geane Pereira Evangelista, Patrícia Barros Santos e Rita Cristiane Bispo Barros, que receberam uma cartilha pedagógica para auxiliar e executar as atividades dentro da sala de aula.
Os alunos que tiveram os seus textos selecionados foram: Renata Oliveira Santos, Cassiane Souza Ferreira, Daniel de Jesus Dias, Abraão Teles Nascimento, Maria Clara Santos Passos, Amanda Rebouças de Adorno, Erick Brito Pereira, Erick Fabio Silva Brito, Thauany Ayana Ribeiro Santos, Kézia Santos Guedes, Laura da Hora Bonfim, Luiza Fonseca Lima, Álvaro Gabriel Mota de Queiroz, Andreza Costa dos Santos e Elisa Clara Silva Luz. Estes alunos são do Centro Educacional Ministro Simões Filho, do Centro Educacional Presidente Médici, da Escola Municipal Doutor Joaquim Marques Monteiro, da Escola Municipal Doutor Joel Coelho Sá, da Escola Municipal Jornalista Fernando Barreto e da Escola Municipal União do Povo.
Para o coordenador do trabalho, o escritor Laé de Souza, a ideia é atrair todos os estudantes para uma participação ativa em um movimento literário na sua própria escola. (PMJequié)
“A disseminação da leitura na sala de aula, se bem orientada, poderá criar novos cidadãos apaixonados pela leitura e com vontade própria de ler. O professor é nosso parceiro e assume conosco a empreitada de fazer o aluno descobrir o prazer da leitura”, disse o escritor, Laé de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário