sexta-feira, 13 de setembro de 2019

‘Setembro das artes’ atrai estudantes ao Museu Histórico João Carlos Borges

Com o objetivo de dar visibilidade à produção dos artistas visuais da cidade, proporcionando o conhecimento artístico e o enriquecimento cultural, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, tem realizado a exposição ‘Setembro das Artes’, que foi iniciada no dia 3 de setembro, atraindo diversas pessoas, ao Museu Histórico João Carlos Borges, no Centro da cidade, entre elas, muitos estudantes. Nesta sexta-feira, 13, foi a vez dos alunos atendidos pelo Serviço Nacional do Comércio (SESC) comparecerem ao local, no contraturno escolar, para conhecerem um pouco mais sobre o trabalho realizado por alguns dos expositores. Durante a visitação, estiveram presentes, o museólogo e coordenador do Museu João Carlos Borges, Antônio Varjão; representando os expositores, os artistas Charles Meira, Carlos Éden, João Batista e Israel Nery; a professora, Maria Anayara Reis, e a professora auxiliar do SESC, Valdineira Lopes, além dos estudantes do SESC.

Na ocasião, o museólogo e coordenador do Museu João Carlos Borges, Antônio Varjão, fez uma breve apresentação sobre a exposição ‘Setembro das Artes’, que presta uma simbólica homenagem aos artistas visuais locais. Seguido pelos expositores, Charles Meira, Carlos Éden, João Batista e Israel Nery, que falaram sobre as etapas de produção artística e o significado das suas obras.




Charles Meira, a partir de cartões telefônicos, criou um quadro em tela plana retratando os ‘Peixes’; Carlos Éden, utilizando látex branco sobre madeira, produziu um desenho a lápis, de uma moça no fogão a lenha, e uma reprodução camponesa em ‘A Cozinha’; João Batista, em uma técnica de óleo sobre a tela, retratou mulheres que ele denominou de ‘Meninas do Maracujá’, além da xilogravura de ‘Meninas no Cabaré, e Israel Nery, em  pôster acrílico e óleo sobre tela, trouxe em sua criação a luta e resistência indígena no Brasil, com ‘Índia: Fogo!’ e ‘Índio Africano – Selvagem’.

Quem comparecer ao local poderá conferir também a criação dos outros expositores. São eles, Iago Oliveira, com ‘Monstros Monstruosos’, ‘Homem Aranha’ e ‘O Morcego e as Sereias’; Júlia Costa, com ‘Representação da Beleza Feminina’; Elias Magalhães, com ‘Paint Brush’ e ‘Lindolfo Rocha’; Domingos Calixto, com ‘Alma Nua’ e ‘A Morada’; Cristiano Conceição, com ‘Mikaela’; Augusto Barreto, com ‘Prelúdio de Esperança’; Adilson Costa, com ‘Entrelaços’; Leonam Oliveira, com ‘O Sermão da Montanha’; e, ainda, obras do artista José Augusto Almeida.

“O Setembro das Artes, idealizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Jequié, está de maneira simbólica homenageando os artistas visuais da cidade, por meio dessa exposição, onde todos são convidados a visitar. Nossa missão é dar visibilidade aos talentos artísticos locais, aos artistas da terra, estimulando a produção artística local e fomentando o saber e enriquecimento cultural do povo jequieense, além de oferecer mais uma programação que integra as ações e mobilizam o público para o espaço do Museu de Jequié.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade. (PMJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário