segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Prefeitura de Jequié integra programação nacional da 13ª Primavera dos Museus



Depois de ter integrado, no mês de maio deste ano, a ‘Semana Nacional de Museus’, que é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), desta vez o Museu Histórico João Carlos Borges, que está abrigado em edificação datada de 1934, gerido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, aderiu à programação nacional da 13ª Primavera dos Museus, cuja ação também é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus.
As atividades da 13ª Primavera dos Museus acontecem de 23 a 29 de setembro, em todo o Brasil, com o objetivo de chamar a sociedade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. Segundo o museólogo Antônio Varjão Matos, que também responde pelo Museu de Jequié, ao integrar a programação da 13ª Primavera dos Museus, o Museu Histórico João Carlos Borges ganha visibilidade nacional, a partir da divulgação da programação pelo IBRAM, com a organização e disponibilização do Guia da Programação Virtual.
Para o secretário de Cultura e Turismo, a compreensão de que os museus são guardiões das nossas memórias, dos nossos afetos e, por excelência, espaços que auxiliam as pessoas na busca e na manutenção da sua identidade, deve envolver a todos os cidadãos, enquanto indivíduos que fazem parte dessa relação. Nessa ambiente, a Prefeitura de Jequié, através do seu órgão da Cultura e Turismo, juntamente com a gestão setorial do Museu Histórico João Carlos Borges, têm buscado a inserção da sociedade no único espaço museal da cidade, estimulando o acesso à memória, fomentando a visibilidade regional e nacional, além de incentivar a discussão pública acerca de sua importância. (PMJ)
A Programação do Museu Histórico João Carlos Borges, durante a 13ª Primavera Nacional dos Museus, consta das seguintes atividades gratuitas:
23 a 27 de setembro – 8h às 18h
Exibição do documentário “Breve relatos da história de Jequié”, com o professor Emerson Pinto de Araújo, produzido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
23 a 27 de setembro – 8h às 18h
Exposição “Nossa gente, nossa história”. A exposição conta, através do acervo, fatos importantes da história de Jequié.
23 a 27 de setembro – 8h às 18h
Exposição de curta duração “Setembro das Artes”. Trata-se de exposição coletiva de obras produzidas por artistas jequieenses.
26 de setembro – 19h30 às 22h
Sessão Cineclube. Exibição de filmes sobre arte, em parceria com o Cineclube de Jequié.

Nenhum comentário:

Postar um comentário