segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Diego Santos, Campeão que Orgulha os Jequieenses.


Diego Santos
Depois de pedir para algumas pessoas e não conseguir viabilizar uma entrevista com Diego Santos, na manhã de 19/08/2019 liguei para o seu irmão Arlon Ferreira e para minha satisfação a entrevista foi marcada para o período da noite e com direito de também assistir o treinamento dele com a equipe do projeto Judô Ação, que é realizado em um amplo e equipado espaço do Rotary Club Norte de Jequié. Antes do treinamento, fomos para uma pequena sala da instituição, local onde entrevistei o nosso campeão.
Diego Ferreira dos Santos nasceu em 31/07/1989 na cidade de Jequié – BA. Filho de Antônio Raimundo dos Santos e Edilza Ferreira dos Santos, irmão de Arlon Ferreira dos Santos.
Diego foi criado brincando descalço, jogando gude e bola com as crianças no bairro do Mandacaru na Avenida Beira Rio, perto do campo onde hoje tem o CAPS Guito Guigó. Quando completou quatro anos de idade iniciou sua caminhada no judô, levado pelo seu irmão Arlon para participar de um projeto que tinha na cidade, idealizado pelo professor José Moreira Barreto. A natação que aprendeu com os professores Nonha e sua esposa Natalia na infância no Jequié Tênis Clube foi outro esporte, que aconteceu paralelamente e foi muito importante para o início do Judô, mesmo não participando de competições.  
Na mesma época começou a estudar o ensino infantil na Escola Adventista e prosseguiu treinando o Judô, esporte que sempre adorou fazer.  De 6 a 9 anos de idade jogou futebol no estádio Waldomiro Borges no time de Bairoska, onde foi um bom lateral esquerdo, fez também parte da escolinha e do futebol de salão de Vandé no IERP. Nesta época, representando a Associação Jequieense de Judô ganhou vários títulos em competições Inter-Regionais, realizadas em algumas cidades como: Vitória da Conquista, Brumado, Coaraci e Salvador. Diego treinava na academia  do professor Barreto, localizada na Praça Cavaleiro de Aruanda e posteriormente mudou-se para a Praça Rui Barbosa, ocasião que ganhou o título de Vice Campeão Brasileiro na categoria de sub 18 superligeiro em Anápolis – Goiânia, foi Campeão da Copa Fortaleza e da Copa Natal, momento que terminou o ensino fundamental na Escola Adventista e foi para o IERP fazer o ensino médio.
Em 2007 com 18 anos, Diego foi convidado para morar em Salvador e participar de um projeto de alto rendimento com suporte de apartamento, alimentação, bolça de estudo, viagens, tudo custeado pela faculdade FTC, onde se formou em Enfermagem. Em 2011 foi convidado pelo professor Kiko, técnico do SOGIPA para morar em Porto Alegre – RS, onde passou seis anos, foi convocado para a Seleção Brasileira, ficou em segundo lugar no Círculo Olímpico Rio 2016 e ganhou alguns títulos como: Copa do Mundo, Sul-americano, Brasileiro e Troféu Brasil.
Após concluir o curso de Educação Física, decidiu retornar para Jequié para tentar mais um Círculo Olímpico e a vaga para Tóquio 2020, fazendo parte do Judô Ação, projeto idealizado por Diego e seu irmão Arlon no ano de 2007, que continua até hoje dando certo. Depois que retornou para sua terra, ganhou neste ano de 2019 o Brasileiro Zonal, foi Campeão Baiano e vai disputar o Troféu Brasil em setembro, o Grand Slam que vale ponto para o ranking mundial, qualificando para as Olimpíadas e o Brasileirão em dezembro.

Diego Santos , Charles Meira e Arlon Ferreira.
Diego faz parte da Seleção Brasileira, sonho que todo atleta do país deseja alcançar. É faixa preta terceiro DAN, número 1 do ranking brasileiro. É treinado pelo seu irmão Arlon Ferreira, faixa preta quarto DAN, formado em Educação Física na UNOPAR, em Administração na FTC, gerente do Banco Itaú de Jequié, técnico e coordenador da equipe do projeto Judô Ação. Na parte física, Diego tem o apoio de Vagner Zacani, que mora em Porto Alegre - RS, na nutricional é acompanhado por Natália Gordion, profissionais que fazem parte da Seleção Brasileira de Judô. Diego mesmo sendo o número 1, entretanto, quando convocado para competir é feito um revezamento com os atletas que fazem parte da Seleção Brasileira de Judô. Diego é também terceiro sargento do Exército Brasileiro, projeto de alto rendimento criado pela instituição, representando o Judô Ação de Jequié.

Equipe do projeto Judô Ação no espaço do Rotary Club Norte de Jequié.
Diego Santos treinando com atletas do projeto Judô Ação.
O nosso campeão tem o apoio do Faz Atleta, programa do Governo do Estado da Bahia, patrocinado pelas empresas Frigel, Portal Distribuidora e do Rotary Club Norte, principal parceiro do Judô Ação, onde tem um CT de excelência, montado pela instituição para o treinamento dos atletas de Jequié, região e de outros estados como: Rondônia, Pará, Sergipe, Pernambuco, que fazem parte das equipes masculina e feminina e moram em duas casas, financiados pelo Rotary e as empresas que patrocinam o projeto, com aulas ministradas por Diego, devido a sua formação, experiência, também no Rotary Club Cidade Sol, que tem um projeto funcionando no Bairro do Amor, oferecendo aulas de Judô para as crianças.
No final da entrevista, Diego disse que é católico e agradece a Deus, as empresas que acreditam no esporte da nossa terra, todos que torcem pelo sucesso dele no judô  e que foi motivado pelo calor da cidade sol e da nossa Bahia, fator incentivador e muito importante, quando da sua decisão de retornar para Jequié. Diego é casado com Carina Aderne Santos e tem uma filha, chamada Maria Laura Aderne Santos, hoje com três anos de idade, medalha importante que conseguiu mesmo não indo para as Olimpíadas Rio 2016.

Diego Santos com as medalhas e troféus conquistados.
Diego mora atualmente no bairro do São Judas Tadeu e seu país continuam morando no Mandacaru, local onde estão expostas todas as medalhas, troféus conquistados pelo nosso campeão durante a sua caminha vitoriosa, lugar que tive o prazer e a alegria de conhecer na noite depois que fiz esta entrevista no CT do Judô Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário