quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Revista Cotoxó - Ano XI - Nº LXXXIII - Agosto de 2019 - Jequié - BA


Projeto “Ação Social 5 Pães e 2 Peixinhos”.
                                                                    Charles Meira

No final do mês junho de 2019, cortei o cabelo no salão do jequieense Cláudio Santos Araújo na galeria do Cíclame Center e durante o período que o profissional realizava o trabalho, fiquei sabendo do plano realizado com moradores de rua pelo meu cabeleireiro. Após o seu significativo relado mostrando a execução do projeto, marquei para fazer na manhã do dia seguinte, uma entrevista sobre o assunto para o meu blog e a Revista Cotoxó. O encontro foi realizado, mas em outro dia.
Este projeto foi idealizado pelo irmão Reinaldo (conhecido como Rei), membro da Igreja Família de Deus, situada na rua Fluminense, 549 no bairro do Mandacaru, próxima da antiga garagem da Empresa Tiradentes, dirigida pelo pastor Ivan Luiz e as pastoras Neide Moura e Dilma Oliveira, desejoso de fazer algo para Deus. O projeto “Ação Social 5 pães e 2 Peixinhos” começou em 15/11/2018, visando ajudar os moradores de rua da nossa cidade. Inicialmente foi executado aleatoriamente por Reinaldo, sua irmã de sangue e Edson Almeida, apelidado de Carioca, distribuindo 11 Sopões. Depois de uma semana de trabalho, o missionário Cláudio, membro da mesma igreja ficou também conhecendo o projeto, aprovou a ideia e passou a fazer parte do grupo. Quando o projeto iniciou a igreja não tinha conhecimento, era um trabalho independente. 

Atualmente o projeto tem um grupo que executa os trabalhos, formado pelos irmãos: Reinaldo, Edson Almeida (conhecido por Carioca), Cláudio Araújo, Eunice, Edilza, Solinei, Nete e outros colaboradores como: Ricardo e sua esposa Cíntia, Lucas e sua esposa Sheila, Waldir, Manoel Joias, Toni da Master Cell, Vine da Tec Cell, Bel que trabalha no ramo de roupas, Analú, Marcos líder do projeto Ide, o irmão José Araújo, membro da Igreja Hosana que doou um automóvel Besta para o projeto, pessoas amigas que não vão para as ruas, porém abraçam a obra orando e ajudando financeiramente. Após a inclusão de Cláudio na obra, o pastor Ivan Luiz ficou sabendo e a igreja abraçou o projeto. Em seguida, Cláudio aceitou o convite do pastor para assumir o trabalho de ação social da igreja e junto com a sua diretoria, ideias começaram a fluir para ampliar o projeto. Hoje esse plano foi ampliado e, além do 11 Sopões anteriormente distribuído, também cuida dos moradores de rua, oriundos de outras cidades, dando banho, alimentação, roupa, corte de cabelo e depois providencia o retorno deles para a sua terra natal. Além disso tem encaminhado para o centro de recuperação “Renascer”, localizado na estrada da Barragem de Pedras e o “Ser Livre”, na saída de Jequié para Ipiaú, aqueles interessados em se libertar das drogas.  

O trabalho é realizado todas as noites de terças e sextas das 21 às 01 hora, saindo da igreja após o culto. O grupo visita o centro, onde fica o Supermercado G. Barbosa, a Praça dos Caçambeiros, o Centro Médico São Lucas, depois o bairro do Jequiezinho, na Igreja Batista, na Igreja Católica Perpetuo Socorro, no Oasis, em seguida o bairro do Joaquim Romão e o bairro Cidade Nova, onde estes moradores de rua dormem e são protegidos por marquises e coberturas. Os moradores atendidos no projeto conhecem os componentes do grupo pelo nome, conversam, contam suas histórias e porque estão no local. Muitos com decepções, problemas familiares e drogas.  São pessoas de Jequié e alguns de outras cidades com: Guanambi, Explanada, Poções, Vitória da Conquista, que a pessoa perdeu todos os documentos e foi levado pelo grupo para a delegacia, registrou a queixa e através do B.O foi possível comprar a passagem dele e colocar no ônibus de retorno, seguindo viagem devidamente tomado banho, alimentado, cabelo cortado e com roupas novas. 
Nos locais visitados o grupo serve o Sopão, o lanche, chocolate quente, cachorro quente, suco, mingau e também são doados cobertores, colchonetes, colchão, distribuídos com os mais cuidadosos. A alimentação distribuída no projeto é feita por Dona Dinalva mãe do irmão Reinaldo e outros irmãos voluntários da igreja que fazem os alimentos nas suas casas e levam para o grupo distribuir, conduzidos no carro FIAT UNO do irmão Reinaldo, que tem se doado nesta obra junto com o irmão Edson Almeida. Além desse trabalho, também são arrecadados com os irmãos da igreja alimentos para fazer sexta básica e doar para pessoas carentes da nossa cidade.
A parte espiritual do projeto é feita, quando em média de quatro moradores são levados por noite aos culto na igreja para ouvirem a palavra de Deus, frequência que diminui quando acontecem imprevistos e são encontrados no local alguns deles machucados, devido ao uso de drogas e são levados para a UPA ou para o Hospital Prado Valadares.
No momento, o maior desejo do grupo é ampliar o projeto comprando uma Kombi e um banheiro para levar o banho ao local onde fica o morador de rua, copiando um projeto da cidade de Vitoria da Conquista – Ba, projeto hoje existente também em várias cidades, denominado de “Banho Solidário”, que é conectado no fundo do carro e utilizado no local para higiene deles. Algumas empresas procuradas pelo grupo ficaram interessadas em financiar o projeto.
Para contribuir com o projeto, ligue para (73) 98825-6001 e fale com o missionário Cláudio ou pessoalmente na Galeria do Cíclame Center - sala 09 no Salão Cláudio Cabelereiro, localizado na Av. Alves Pereira, 40, Centro – Jequié - BA.
O grupo que executa o projeto de Ação Social 5 pães e 2 peixinhos, agradece a todos que estão orando e contribuindo para a continuação deste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário