quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Prefeitura de Jequié edita normas administrativas de proteção do acervo do Museu



Com a intenção de proteger e conservar os bens culturais que integram o acervo histórico do Museu João Carlos Borges, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, editou o Decreto nº 20.113, publicado na edição número 00844, do Diário Oficial do município desta terça-feira, 27, em que apresenta normas administrativas a serem observadas, especialmente, no que tange à possibilidade de empréstimos dos bens culturais históricos, constantes do acervo da unidade museal local, que é gerida pelo órgão da Cultura e Turismo.
Além da medida de proteção, o ato administrativo, subscrito pelo prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, trata dos eventuais descartes de bens culturais incorporados ao acervo do Museu Histórico João Carlos Borges, cujo procedimento, segundo o decreto, deve observar o constante do artigo nº 38, da Lei Federal nº 11.904/2009. Para o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, a norma que visa proteger a integridade do acervo histórico do museu é relevante por considerar que os bens culturais são importantes testemunhos, materiais e imateriais, da trajetória humana no território do município de Jequié.
Criado em 8 de janeiro de   2007, pela Lei Municipal n.º 1.716, denominado através da Lei Municipal nº 1.582, de 28 de abril de 2003, o Museu Histórico João Carlos Borges está situado à Avenida Rio Branco, no Centro, abrigado em edificação de valor histórico e arquitetônico, de propriedade do Estado da Bahia, cedido ao município de Jequié, em regime de comodato, constituindo-se, atualmente, como o único museu da cidade. A partir de 2017, o espaço cultural tem sido palco de diversas atividades, promovidas por instituições públicas e privadas, locais e regionais, que vem resultando no aumento expressivo de visitantes no espaço, muitos deles buscando conhecer mais sobre a história do município, além de acessarem iniciativas de interesse público que são levadas a efeito pela Prefeitura de Jequié ou através de parcerias. Através de um trabalho de documentação e pesquisa do acervo, realizado entre os meses de janeiro e dezembro de 2017, foram catalogadas 2.518 peças, organizando, portanto, todo o acervo em seis coleções assim denominadas: ‘Fotografia’, ‘Vinil’, ‘Equipamentos’, ‘Mobiliário’, ‘Artes Visuais’ e ‘Objetos pessoais’. Entre os itens em exposição, constante do acervo do Museu, o visitante poderá conhecer uma pequena coleção de porcelana, pertencente ao casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. (PMJ)
Acesse aqui a íntegra do Decreto nº 20.113:

Nenhum comentário:

Postar um comentário