sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Coluna Fractais Culturais – por José Américo Castro

A resistência cultural de João Araújo

Uma das principais atrações culturais de Ipiaú no mês de agosto é o tradicional Show de Calouros do incansável produtor e apresentador João Araújo. É claro que o evento tem motivação na Festa de São Roque, padroeiro da cidade, mas é inegável que ele se impôs pela sua arte, criatividade e  resistência. Vem fazendo história ao longo do tempo. Já atraiu multidões, conforme atesta a clássica fotografia, teve edições que se prolongou em até quatro noites consecutivas, revelou talentos, sofreu incompreensões e deslocamentos, mudou de nome, mínguo, no entanto não esmoreceu. Sobrevive heroicamente. Merece investimentos maiores, apoio oficial substancioso, cobertura da TVE, recursos da Bahiatursa. Este ano, de volta à Praça Rui Barbosa, na noite do dia 15, o concurso, já com o nome de Festival de Talentos, reunirá 15 candidatos e manterá  a criatividade e irreverência de sempre. Prestigie.
Música Gospel
Na noite do dia 17 de agosto, o grande comunicador ipiauense volta ao palco  para apresentar o IIIº Festival da Música Gospel que reunirá 20 artistas. As duas produções contam com o apoio da Doce Mel, Mercado D’Fábrica, Prefeitura Municipal e o site Giro Ipiaú. O patrocínio é exclusividade da Doce Mel.
Lançamento no Chaplin
Será na noite do dia 9 de agosto (sábado) no Restaurante Chaplin, o lançamento do livro “Quando você for sua talvez não queira ser mais de ninguém”,  do músico e produtor cultural  ipiauense  Allê Borges. A obra reúne contos, crônicas e poemas. São textos bem humorados sobre amor, sexo, viagem, amizade e auto-estima. Allê Barbosa tocou com grandes artistas e compôs a canção “Jeito Carinhoso” que estourou nas rádios e palcos do país, através das vozes de notáveis interpretes da MPB, além de milhões de views no Youtube.
Vencedores do ConcursoO concurso de poesias promovido pelo Coletivo Cultural de Ipiaú teve como vencedores um militar e uma estudante. O soldado Rafael Andrade que também é acadêmico em Direito e vem fazendo um curso de especialização em gestão cultural, faturou o primeiro e segundo lugar. As duas classificações lhe premiaram com a coleção literária de Euclides Neto e com  o livro “Portas do Éden”, de José Américo Castro. Por sua vez, a estudante Crisleide Ketlyn Santos da Silva, 13 anos, aluna do Colégio Ângelo Jaqueira, foi a classificada em  terceiro lugar, fazendo jus ao romance RALOC- O Segredo do Colar- da escritora Camila Costa
Sarau em MucugêDepois de  percorrer  diversas regiões  brasileiras com o espetáculo “Sarau do Poeta”, o ator Jackson Costa chega à Chapada Diamantina. O espetáculo que também foi mostrado ao público ipiauense, em duas apresentações, abrirá a Festa Literária Internacional de Mucugê, no dia 15 de Agosto. Fazendo o público viajar, Jakson ergue os braços e declama Castro Alves: ‘Estamos em pleno mar… Dois infinitos / Ali se estreitam num abraço insano, /Azuis, dourados, plácidos, sublimes… /Qual dos dois é o céu? qual o oceano?…
Caroll SouáA jovem Caroll Souá, 17 anos,  natural de Ipiaú, residente na Vila Temão, município de Jitaúna, desponta como uma grande cantora. Já tem fã clubes, além de vídeos no YouTube e Instagram. Suas canções estão viralizando nas redes sociais e sites de divulgadores, sua música de trabalho “Tá Mentindo”, composta por Sandro Snipes já é tocada em diversas rádios na Bahia. Contato para shows: 73 99150-4900 / 99984-3874.
Zelito AtanásioEle não teve tempo de ver a sua primeira exposição em Ipiaú. Antes mesmo que chegasse ao  outro lado do rio, no Casarão de Zé Américo, para contemplar 10 dos seus trabalhos que estavam expostos na  IIIª Semana de Arte e Cultura, foi abatido por um infarto fulminante. Ficou sua arte. Imagens de um surrealismo sombrio, retratos da introspecção. Reflexivo, pensativo, o universo do artista plástico Zelito Atanásio muito ainda será visto.O tempo mostrará o valor.
Formando em DançaSerá na noite do próximo dia 9 de agosto, no auditório  Waly Salomão, em Jequié, a solenidade de colação de grau (Licenciatura em Dança/ UESB Jequié) da talentosa Manoela Paulina, filha de Manoel Menezes e Valmira Paulina. Ela disse que sua dança agora é de gratidão. Mulher, negra, empoderada, criativa, Manu  bombou bonito.  Aplausos na lhe faltarão.
Famílias de IpiaúA Família é a base de sustentação ética e moral da sociedade. Norteado por este lema o Coletivo Cultural de Ipiaú dedicou boa parte do espaço da terceira edição da Exposição de Arte e Cultura, ao importante  tema. Imagens de algumas  famílias tradicionais e contemporâneas desta cidade, foram exibidas na exposição.A mostra, visitada por um grande público, também apresentou a Galeria dos Prefeitos deste município, dando uma verdadeira aula da história político-administrativa local. O sucesso da exposição motivou pedidos de bis. É pensamento do Coletivo Cultural de Ipiaú, repeti-la, com ampliação, no final deste ano. (Giro/José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário