quarta-feira, 15 de maio de 2019

Museu Histórico de Jequié integra programação da 17ª Semana Nacional de Museus



Fazendo parte, pela primeira vez, da programação oficial da 17ª Semana Nacional de Museus, com os objetivos de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá, no Museu Histórico João Carlos Borges, atividades gratuitas, até o próximo dia 17.
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio. A 1ª Semana Nacional de Museus, que ocorreu em 2003, teve 57 museus inscritos e 207 eventos. Já em 2017, sua 15ª edição, contou com a participação de 1.070 instituições e 3.079 eventos. Nesta edição, 1.114 instituições de cultura, de todo o país, oferecem ao público 3.222 atividades especiais como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, debates e apresentações musicais.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, o Museu Histórico de Jequié está integrando a programação nacional com a realização da exposição ‘Nossa gente, nossa história’, aberta ao público, das 8h às 18h; além da execução, nesta quarta-feira, dia 15, às 15h, de mais uma edição do projeto ‘Cine Museu’, com a exibição pública do documentário ‘1798: Revolta dos Búzios’, dirigido pelo cineasta baiano Antônio Olavo.
Com o tema ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’, a 17ª Semana de Museus propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.
“Precisamos valorizar, cada vez mais, a nossa história, propiciando aos espaços culturais e artísticos, como o nosso Museu Histórico João Carlos Borges, o cuidado atencioso que ele merece. Quando chegamos, o espaço estava fechado. Foi, então, reativado e vem recebendo programações que procuram mobilizar as pessoas para sua existência, provocando a visitação que, a cada ano, é sempre crescente. Desde o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e recentemente da Catedral de Notre Dame, em Paris, que se faz necessário reiterar a fundamental importância de um museu para a sociedade onde o indivíduo está inserido.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.
A programação do Museu Histórico de Jequié, que integra a 17ª Semana Nacional de Museus, disponibilizada no dia 2 de maio, pode ser acessada no portal oficial do Instituto Brasileiro de Museus, ou através do link: http://www.museus.gov.br/programacao-da-17a-semana-nacional-de-museus-ja-esta-disponivel/ . (PMJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário