terça-feira, 14 de maio de 2019

Missinho, presidente do Esporte Clube Mandacaru.

                                                       Charles Meira
Missinho e Luizão.
Missinho e Charles Meira.

Nas visitas feitas ao vizinho Luizão na sua residência neste ano de 2019, o cantor Charles Meira viu algumas fotos e ficou sabendo que seu amigo além de trabalhar nos Correios, jogou no futebol amador de Jequié. Durante o longo bate-papo, o cantor mencionou para Luizão o desejo de entrevistar Missinho, atual presidente do Esporte Clube Mandacaru, time que Hércules Alves Meira, tio de Charles foi o primeiro presidente. O vizinho, que conhece o atual Pintor de Automóveis, prontificou-se em marcar o encontro. No dia 16/03/2019, Charles Meira e Luizão, estiveram na residência de Missinho e a entrevista foi realizada.
Missinho, Jogador da Associação Desportiva Jequié na década de 70.
Edmilson Rodrigues as Silva, mais conhecido por Missinho, nasceu em 19/10/1955 em Jequié – BA, casado com Maria Helena da Silva e tiveram dois filhos. Inicialmente contou que foi jogador da Associação Desportiva Jequié desde quando a base foi formada. Com 17 anos jogou nos juniores, comandado por Vandé, time que tinha os jogadores: Elias, Missinho, Flávio, Antenor, Zezinho, Nelsinho, Inho, Étu, Franco, Marinho. Biláu e atuaram em 1974 no Campeonato Baiano de Juniores em Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista. Em 1975, como amador e sem ganhar salario, apenas recebendo bicho e ajudas de colaboradores jogou no time principal do Jequié, equipe formado na época por: Betinho, Missinho, Valtinho, Sói e Julival. Vadinho, Chiquinho Lopes e Ademir. Fáu, João Pezão e Salvador, treinada por Nivaldo Santana e presidida por Gilson Fonseca. Missinho deixou o time do Jequié no ano de 1977, quando desentende-se com o técnico Geraldo Pereira.

Missinho, presidente do Esporte Clube Mandacaru.

Em seguida passou a contar a história do Esporte Clube Mandacaru, dizendo que segundo os seus primos que jogaram no time como: João Potó, Dema, Luno e a família Ferreira, conta que o time do Mandacaru, nasceu na “Oficina Aparecida”, considerada grande para a época, empresa do senhor Hércules Alves Meira, idealizador e grande fundador do Esporte Clube Mandacaru e do seu irmão João Batista Alves Meira, que não era envolvido com futebol. O Mandacaru foi fundado em 13/05/1961, incialmente jogando amistosos. No primeiro jogo, realizado na cidade de Manoel Vitorino, local que o senhor Hércules tinha um posto de gasolina, o resultado foi Mandacaru 2 X 1 Humaitá, equipe profissional da cidade de Vitória da Conquista. Na ocasião o time recebeu um belo troféu, que tinha a data da partida e encontra-se desaparecido e a escalação do time tinha jogadores da família Ferreira, Costa e da família de Missinho como: Zenaldo, João Potó, Bruno, Dema, Dilton, Jaime, Zé Antônio e o goleiro Gilberto, torneiro que trabalhava com seu Hércules. Em seguida o time filiou-se a Federação Baiana de Futebol e começou a disputar o Campeonato Amador de Jequié, tendo sempre as categorias de juniores, aspirante, principal, máster e um quadro de sócios que colaborava fielmente com a instituição.


Hércules Alves Meira, fundador e primeiro presidente do Esporte Clube Mandacaru.
Em Pé: Jaime, Iga, Bruno e Dedega.
Agachados: Solteirão, Zequinha, Miu, jogadores do Mandacaru na década de 60 e Charles Meira, o mascote do time.
  E. C. Mandacaru, início da década de 60.
Em pe: Zé Cardeal, Salvador, ----- , -----, Iga, Vela, Jaime, João Potó,
  Sr. Ferreira, Socorro, Leopoldo, Gel e Orlandão.
Agachados:  -----,  Zezito, Dema, Diltão, ----- e Zenaldo.

E. C. Mandacaru, início da década de 60.
  Em Pe:  Miguel Cruz, Zenaldo, Santo Tuturim, Osorio. Bita, João Potó,
Iga, Deraldo e Hilario. 
Agachados  Nilton Torres, Guidinho,Tiufi, Editon, Xavier,
Neu Ferrador e Paulimho de Santa Inês.
E. C. Mandacaru no ano de 1967.
Em pé: Gel, Zenaldo, -----, João Potó, -----, Hilário, -----, Rui, Geová Titirrane
e Fernando Maquinista.
Agachados: -----, Néo de Otíla, Zezito, -----, Dema, Diltão e -----.

E. C. Mandacaru no ano de 1969.
Em pé: -----, Moura, Magno, Paulo, ------, Jaime e -----.
Agachados: Cleber, Hilário, Petrônio, Herval Peru, Pelé Cotó, e Quito.

Jacozinho, jogador de destaque nacional que atuou no E. C. Mandacaru. 
  Em Pe: Zé Carlos, Nelito, Nengo, Pedro, -----, Nenem, Valtinho, Supapo,
Cambuí, Neo, Sói e Babi. 
Agachados: Tito,, Jacozinho, Zoro, Alagoano, Cobrinha, Moreira, Toninho e Missinho.

No time do Mandacaru desde a sua fundação já jogaram mais de 2000 atletas e alguns deles destaque na Bahia e em outros estados como: Detinho, que foi jogador do Vitória e Santa Cruz. Iga, que jogou no Bahia, Vitória e Ipiranga. Jacozinho, que jogou no Jequié e no CSA de Alagoas. Bajara, grande guardião do time e jogou no Jequié. Nelito, Getúlio, Nem, Chiquinho Lopes, jogou no Jequié, Gilson Fonseca, Petrônio, Cleber e Ige.

E. C. Mandacaru, bi-campeão de aspirantes de Jequié no ano de 1962,
jogando no estádio Aníbal Brito.
Na foto: Edinho, Israel, Janildo, Edmundo, Antônio e Esquerdinha.
E. C. Mandacaru no ano de 1990.
Jogadores do Passado: Diltão, João Potó, Edinho, Iga e Janildo.
 Presente: Rogério, Jôse, Espinho e Maguila.
Futuro: Anderson, Léo, Gerson, Cacau e Lando.
E. C. Mandacaru, vice-campeão de Juniores da A. R. D. M no ano de 1991.
Em pé: Cid, Barrão e Leley. De Joelho: Tico Peu e Willker. Sentados: Dodone, Juqvinha, Robson, Espino e Waldir.

Durante a sua trajetória vitoriosa no futebol, o Mandacaru conseguiu vários título. Sua equipe de Juniores foi vice-campeã do Campeonato de Jequié, bi-campeã de aspirantes de Jequié no ano de 1962, jogando no estádio Aníbal Brito e vice-campeã durante três temporadas do Campeonato da Liga do Mandacaru e tricampeã do Campeonato de Master, realizado na década de 90 em Jequié.
Em 1985, o Mandacaru conquistou o seu principal título, quando tomou-se campeão do Campeonato de Futebol Amador de Jequié na categoria principal, vencendo o Atlanta por 2 X 1 com a equipe formada naquela temporada por: Supapo, Missinho, Valtinho, Roberto e Samuel. Bajara, Getúlio e Nem. Heraldo, Alagoano e Samuel, época que eram diretores: Missinho, Nico, Zinha, Vilobaldo, Getúlio e Samuel.

E. C. Mandacaru, vice-campeão do primeiro turno do
Campeonato da Liga Desportiva do Mandacaru em 1982.
Em Pé: Mico, Missinho, Turiba, Supapo, Pinheiro, Samuel, Gibi, Josasfá, e Salate.
Agachados: Fio, Tui, Zé de Bara, Nene, Robson, Dai e Gemir.



E. C. Mandacaru, vice-campeão da L. D. J. R no ano de 1984.
Em Pé: Zé do Doce, Missinho, Waltinho, Bajara, Adilson, Banana, Dorgival, Alvino e Zinha.
Agachados: Vaval, Eraldo, Alagoano, Nen e Beneval.
E. C. Mandacaru no ano de 1987.
Em pé: Pedrinho, Nengo, Missinho, Supapo, Guerreiro e Tonhão.
Agachados: Tuco, Gazo, Eraldo, Joventino, Nen e Domingão.
E. C. Mandacaru, vice-campeão do Campeonato do Joaquim Romão em 1988.
Em Pé: Missinho, Guerriro, Josuel, Ronaldo, Supapo e -----.
Agachados: Eraldo, Getúlio, Copiro, Bicói, e  Nengo.

O time foi ainda campeão do torneio denominado “Sol de Verão”, disputado no campo do cururu, durante o segundo semestre dos anos de 1983 e 84 no bairro do Joaquim Romão e além disso, campeão do Campeonato do Joaquim Romão, no campo do Cururu em dezembro de 1985, quando venceu o time do Menudo por 2 X 1, com gols de Dai e Bicói. Foi também campeão do Campeonato de Futebol de Salão de Máster, disputado no Ginásio de Esportes Aníbal Brito, época que jogava no time: Getúlio, Zé de Bara, Missinho, Kirica, competição que a equipe participou durantes três anos e além disso foi campeão do Campeonato do Mandacaru em 1987, tendo como base jogadores do bairro.

E. C. Mandacaru, campeão de Master Jequieense de 1991.
Em pé: Bacalhau, Cambuí, Botota, Missinho, Nelsinho, Moreira, Nelsão, Zandoney, 

Samuel, Djalma, Vilobaldo e Zinha.
Agachados: Niva, Toninho, Lunga, Eraldo, Getúlio, Locrota, Nen, Zé de Bara, 

Bira, Ton, Cacau e Léo.
E. C. Mandacaru, campeão de master Jequieense no ano de 1992.
Em Pé: Neguinho, Missinho, Nelito, Samuel, Djalma, Toninho, Dorgival e Zinha.
Agachados: Zé de Bara, Vaval, Getúlio, Toinho Coquita, Valfrêdo, Edinho e Eraldo.
E. C. Mandacaru, vice-campeão do primeiro turno de master Jequieense de 1993.
Em Pé: Zinha, Djalma, Toninho, Ete, Batara, Nelito, Missinho, Neguinho e Samuel.
Agachados: Eraldo, Zé de Bara, Ede, Vaval, Nen, Toinho Coquita e Jorge Nanico.
E. C. Mandacaru, campeão de master  Jequiieense em 1994.
Em pé: Samuel, Missinho, Nelito, Mario Nêgo, Zandoney, Bajara , Toninho e Zinha.
Agachados: Eraldo Getúlio, Zé de Bara, Dilson e Jorge Nanico. 

Os garotos: Bola Sete, Jerfinho, Binho e Erick.
O time do Esporte Clube Mandacaru encerrou suas atividades do time principal no segundo semestre de 1988, entretanto a equipe máster continuou atuando até o ano de 1994. O Mandacaru teve vários presidentes durante esta brilhante trajetória. O primeiro foi Hercules Alves Meira e em seguida outros baluartes como: Miguel Cruz, Deraldo Martins, Zequinha Caroso, Leopoldo. Gervásio (Géu), Guilherme Braga, Alvino Cedraz, Getúlio da Luz Ferreira, Samuel Barbosa, Janildo Andrade, Josafá Rodrigues, José Carlos da Luz Ferreira e Admilson Rodrigues da Silva e muitos importantes treinadores como: João Andrade, Saturnino (Satu), Zezinho, Bebe, Ananias, Nazaré, Zé do Doce, Zequinha Caroso, Hizidoro Manoel do Carmo, Manoel Costa e Josafá Rodrigues, listas que certamente não conta todos que presidiram e trainaram a equipe.
Neste ano de 2019, os antigos e novos abnegados juntaram forças e para a alegria dos seus torcedores e do futebol amador de Jequié, conseguiram que o Esporte Clube Mandacaru voltasse ao cenário futebolístico da nossa cidade, retorno que está acontecendo coincidentemente também em uma oficina de um presidente do clube. A estreia acontecerá no dia 12/05/2019 no Campeonato do Mandacaru e conforme Missinho não haverá treinamentos, apenas pretende fazer um amistoso. O time hoje tem aproximadamente 20 jogadores como: Didi, Zó, Naná, Vina e será dirigido por uma comissão formada pelos seus diretores.
No término da entrevista Missinho agradeceu aos colaboradores e proprietários da Central das Bebidas, Edísio Esportes, Silvino, Mauripan, Sucão, vereadores: Colorido e Guina. Deputado Zé Cocá e muitos que individualmente contribuíram para possibilitar a volta do Esporte Clube Mandacaru.
No final da matéria, Charles Meira adicionou uma a conversa enviada por Petrônio, jogador do Mandacaru na década de 60.

Petrônio, vice campeão jogando no time do Mandacaru  no ano de 1969.

Petrônio: Obrigado Guilherme, se o Jequié tivesse um presidente igual a você, estaríamos sempre na primeira divisão e também um atacante matador como Dilermando, não tinha para ninguém.



Guilherme Braga, presidente do E. C. Mandacaru no ano de 1969.
Guilherme Braga: Obrigado Petrônio pelo elogio; mas sabemos que não existe bom dirigente se não houvesse um bom time e o nosso Mandacaru chegou a vice em 1969, pois além de você contávamos com mais 10 companheiros bons e unidos, que veio formar um bom time só perdendo pra o Flamengo, que era imbatível, pois era a seleção de Jequié, com Edmilson, Tanajura, Dilermando, Maíca e outros. O Jequié tem que ter o apoio do prefeito junto com os empresários e contratar bons jogadores, como tá não vai a lugar nenhum. Forte abraço.

Um comentário:

  1. Por diversas vezes na minha juventude tive o prazer de acompanhar os jogos do E.C.M., meu pai foi atleta do clube (toninho) junto com meu tio jó, ia assistir o campeonato de master na década de 90. E agora tenho o prazer de fazer parte dessa nova diretoria, vamos botar o nome do E.C.M. No seu lugar que é nos melhores campeonatos da cidade de jequié e região.

    ResponderExcluir