sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

RETOMADA DAS OBRAS DA FIOL, TRECHO DE JEQUIÉ, DEVERÁ OCORRER ANTES DO QUE SE IMAGINAVA

Trecho da Fiol em Jequié/2017. Foto: Divulgação Valec
A retomada das obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste/Fiol, trecho compreendendo Caetité a Ilhéus, passando por Jequié, deverá ocorrer antes do que se imaginava. Em recente mensagem publicada em seu Twitter, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez o anúncio da nova licitação. “Vamos licitar a Ferrovia Oeste-Leste, desde Caetité até o Porto Sul, em Ilhéus”, revelou. No mesmo Twitter, o ministro de estado também transmitiu outra importante informação sobre o Aeroporto Regional de Vitória da Conquista, deixando entender que o presidente da República estará na cidade: “Muito em breve, o presidente @jairbolsonaro vai inaugurar o novo trecho da BR-235 no Estado, o Aeroporto de Vitória da Conquista (a maior obra de aviação regional do país)”, escreveu.
O projeto da ferrovia EF-334, conhecida como FIOL, com extensão de 1.527 Km, entre Ilhéus/BA e Figueirópolis/TO é estratégico para o desenvolvimento do País. O empreendimento está dividido em três trechos, mas apenas o trecho I: Ilhéus/BA – Caetité/BA, com extensão de 537 km, foi qualificado para subconcessão pelo Conselho do PPI. O trecho II Caetité/BA – Barreiras/BA, com extensão de 485 km, dos quais cerca de 20% das obras estão executadas e o trecho III: Barreiras/BA – Figueirópolis/TO, com extensão aproximada de 505 km, em fase de estudos e projetos já estão em avaliação no PPI.
Outro projeto importante é o da ferrovia EF-334, conhecida como FIOL, com extensão de 1.527 Km, que conectará o Porto de Ilhéus/BA à Ferrovia Norte-Sul – FNS em Figueirópolis/TO. O empreendimento está dividido em três trechos, mas apenas o trecho I: Ilhéus/BA – Caetité/BA, com extensão de 537 km, foi qualificado para subconcessão pelo Conselho do PPI. O trecho II Caetité/BA – Barreiras/BA, com extensão de 485 km, dos quais cerca de 20% das obras estão executadas e o trecho III: Barreiras/BA – Figueirópolis/TO, com extensão aproximada de 505 km, encontra-se em fase de estudos e projetos.
Em um primeiro momento, a concessão do Trecho 1 da FIOL gerará ao longo da concessão investimentos estimados da ordem de R$ 3 bilhões e permitirá o escoamento de minério do sul do Estado da Bahia. Contudo, à FIOL é reservado um papel mais relevante com a construção dos outros trechos como, o escoamento de grãos do oeste baiano se tornando um importante corredor logístico no Estado. (Jequié e Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário