segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

De olho na cidade: Área da pista de cooper precisa ser melhor aproveitada


Ipiaú - A área em que se localiza a pista de caminhadas mais concorrida da cidade necessita de uma maior atenção por parte do Poder Público. Espaço não lhe falta para a expansão e polivalência que a população sugere e merece. Além da construção de mais corredores para a pratica do cooper, as sugestões indicam construções de ciclovias, campos de futebol, quadras poliesportivas, pista de skate, parque infantil e uma academia ao ar livre destinada à pratica  de exercícios físicos. O ex-prefeito José Mendonça chegou a pensar em algo assim, inclusive encomendou um mega projeto que receberia o nome de Parque da Cidade e se estenderia por 35 hectares margeando o Rio Água Branca. Ele dizia que recursos da ordem de R$ 10 milhões estavam sendo captados para a execução da obra que, no entanto,  foi abortada pela  gestão seguinte.


Deraldino Araujo, sucessor de José Mendonça na Prefeitura, aproveitou apenas o espaço para a construção da pista dupla de caminhadas, a qual foi financiada com recursos no valor de R$ 420.321,13, oriundos do Ministério do Turismo. Oficialmente a pista tem o nome de Genivaldo Damasceno, o popular "Bogi”, saudoso atleta ipiauense que tão bem representou o município em maratonas e outras competições nacionais, inclusive na famosa Corrida São Silvestre, em São Paulo. Popularmente a pista  é conhecida como “O Quadrado” , ocupa uma área de 1.535,84 metros quadrados e vem dando sinais de desgaste, apesar de ter pouco mais de três anos de uso. 
Inúmeras rachaduras indicam a necessidade de restauração e manutenção. A iluminação poderia ser melhorada e a roçagem da vegetação que a circunda deveria ser mais frequente, já que a proximidade com a margem do rio a torna propicia às cobras e escorpiões, dentre outros animais. No miolo da pista observa-se o espaço onde podem ser instalados os equipamentos sugeridos. Fica o desafio para a gestão da prefeita Maria das Graças.

Secretaria de Infraestrutura comenta

O secretário de Infraestrutura de Ipiaú, Henrique Romano, informou que já existe projeto na caixa econômica para a construções da pista de Skate, com academia ao ar livre e projeto de iluminação do trevo, aguardando liberação dos recursos através da Seinfra. "Estamos correndo atrás de recursos para construirmos mais coisas dentro do quadrado (pista de cooper)", comentou Henrique (Giro em Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário