terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Praça da Amizade na Urbis I é exemplo de ação comunitária e solidária

Dona Marilene mostra exemplares disponibilizados na mostra de livros infantis
A Praça da Amizade, na Urbis I (Casas Populares), bairro de Jequiezinho, tem sido um firme atestado do simbolismo que representa a união da comunidade. Vários símbolos e figuras natalinas podem ser vistos, cuidadosamente presentes na área, chamando a atenção de populares. A Presidente da Associação Amigos da Praça, a bióloga Cíntia Soares Souza, é responsável por colocar nas árvores placas com os nomes populares e científicos de cada uma delas, disse que logo depois que foi criada a associação passou-se a ser cobrada uma taxa de R$ 10 por mês para manutenção, mas a ideia não deu certo. A iniciativa de revitalizar a praça ganhou o apoio de vários moradores dentro do propósito de proporcionar uma melhor  qualidade de vida e preservar o meio ambiente.
O projeto de revitalização teve início em 2015 e a inauguração oficial data de 1º de maio, quando a praça se tornou principal local de encontro para realização de eventos diversos de cerca de 80 pessoas que integram as 21 famílias que fazem parte da Associação, responsável pela iniciativa.  Além de moradores, a praça vem sendo utilizada para atividades escolares e já foi palco de festejos de Dia de Reis, aniversários de moradores, eventos religiosos, Dia das Mães e São João. E não só residentes do bairro, como também familiares e amigos que moram em outros bairros e cidades participam. Este será o primeiro Natal na praça, que recebeu uma árvore de luzes em seu centro. Ao redor dela, árvores frutíferas de verdade, como pés de manga, goiaba, laranja, pinha, tangerina e amora, dentre outras espécies nativas da Mata Atlântica, estão enfeitadas com bolas, lâmpadas, animais feitos com material reciclável e piscas-piscas.
As crianças dispõe também do parquinho infantil, além do acesso à leitura que é facilitado com um pequeno acervo de livros infantis que ficam guardados dentro da geladeira velha reformada para este fim. A geladeira fica aberta, com os livros acessíveis a quem quiser. Há ainda revistas e publicações locais. Em cada entrada da praça há um arco para receber os visitantes, decorados com objetos natalinos. Os canteiros dos jardins são enfeitados com cerca de 1.500 garrafas pet que foram pintadas de diversas cores. Em outro espaço estão um Papai Noel feito a partir de cano e enchimentos de pano e um presépio de madeira.
As árvores formam vários pontos de sombra na praça, tornando-a agradável para um bate-papo sentado em bancos feitos de pneus velhos ou uma leitura tendo como som de fundo o canto de passarinhos e crianças brincando no parquinho feito de madeira, latas e pneus que ia para o lixo. Com informações do jornal Correio e fotos de Mario Bittecourt  (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário