domingo, 23 de dezembro de 2018

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES

Resultado de imagem para jitauna bahia

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na Ata de seus trabalhos uma MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao povo do município de Jitaúna pelas comemorações dos seus 57 anos de emancipação política e administrativa no próximo dia 22 deste mês, em razão de Lei Estadual nº1.588/1961, que o desmembrou de Jequié e promoveu no ano seguinte a eleição da Elias D'Ávila Filho como seu prefeito e a eleição da primeira Câmara de Vereadores que teve como presidente o vereador Milton Barbosa de Almeida.
Porém, a Prefeitura somente foi instalada em 03 de março de 1963, quando foram realizadas inúmeras obras na sede e no distrito de Santa Terezinha, com a construção de praças e instalação de energia elétrica, sistema de abastecimento de água. Construção da Biblioteca Infantil Denise Tavares, posto de saúde, diversas escolas na zona rural e o Centro Educacional Albino Cajahyba, sempre contando com o apoio do Governador Lomanto Júnior.
Após o declínio da lavoura cacaueira que era uma das riquezas da região Sul da Bahia, a economia Jitaunense também entrou em decadência. Com a crise do cacau e a falta de oportunidades no fim da década de 80 e início dos anos 90, a cidade de Jitaúna sofreu uma diminuição significativa em sua população e segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) a cidade que no ano 2000 tinha uma população de 21.056 habitantes chega no ano de 2010 com apenas 14.115 habitantes.
Nos dias atuais a economia de Jitaúna tem como base a agricultura, mas nos últimos anos com a falta de investimentos e incentivos do poder público, a agricultura Jitaunense se tornou pequena diante do que já foi no passado. Devido ao descaso dos gestores municipais a feira livre que se tornou tradição na cidade passou nos últimos anos a vender produtos vindos de outras cidades da região, contribuindo dessa maneira com a decadência da agricultura local. Com toda essa crise na agricultura de Jitaúna ainda tem um comércio que movimenta a economia da cidade nos dias atuais com seus supermercados e lojas de diversos artigos. Também vale ressaltar, a grande participação dos aposentados da cidade que impulsionam o comércio local.
É preciso destacar a importância do trabalho do atual prefeito Patrick Gilberto Rodrigues Lopes que não tem medido esforços para conseguir novas obras e investimentos que possam resgatar o desenvolvimento do município. Sua mais recente conquista são as obras para construção do Centro de Comercialização que atenderá aos produtores rurais da cidade e ao homem do campo com Balanção, Embarcador, Área de Leilão e 32 currais. A Prefeitura de Jitaúna entra com a contrapartida na reconstrução do Parque do Vaqueiro Edson Muniz numa parceria com o governo do estado.
O prefeito tem certeza que alcançará seus objetivos visto que a população tem demonstrado ser aguerrida e motivada para o trabalho. Além do grande número de propriedades rurais que pretende incentivar para atingir um alto índice de produtividade, o município possui um comércio bastante variado..
Após a tramitação que seja dado conhecimento desta Moção de Congratulações à sua população, através do prefeito Patrick Gilberto Rodrigues Lopes e da presidência da Câmara Municipal, assim como todos os vereadores.

Sala das Sessões, 20 de dezembro de 2018

Euclides Fernandes (PDT)
Deputado Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário