quarta-feira, 5 de setembro de 2018

SETEMBRO DOURADO ALERTA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTIL

O câncer infanto-juvenil é a segunda maior causa de morte de crianças e adolescentes no país, atrás apenas de acidentes e violência. Neste mês de setembro, com a meta de diminuir as estatísticas, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) celebra o Setembro Dourado, com o objetivo de evoluir no diagnóstico precoce para que haja maiores chances de cura. Os tipos mais comuns de câncer nas crianças são leucemia, linfomas e tumores no sistema nervoso central.
Em Jequié, entre as atividades programadas, destaque para a realização do I Simpósio Setembro Dourado, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, em 27SET19, uma quinta-feira, das 8 horas às 17 horas. O evento será promovido pela Associação Acolher & Transformar: Amor Essencial. O acesso será a doação de um quilo de alimento não perecível.
Calcula-se que, anualmente, 12 mil crianças e jovens tenham o diagnóstico do câncer no Brasil. O índice de cura pode chegar a 80% se a doença for detectada precocemente e o paciente receber o tratamento adequado. No entanto, o problema nacional é a dificuldade no acesso desde o atendimento básico até o tratamento especializado do câncer.
Na campanha Setembro Dourado, o amarelo tem função de demonstrar um sinal de alerta para a necessidade de atitudes que levem ao diagnóstico precoce. Já a cor dourada simboliza o “padrão ouro” que necessitam os pacientes de câncer infanto-juvenil. (Jequié e Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário