segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A MÃE GENTIL

                                          Carlos Éden Meira


A mãe gentil é aquela que cuida bem de seus filhos. A mãe realmente gentil, não dá privilégios a alguns, privando outros de seus cuidados, de seu amor, de sua atenção. A mãe gentil dá a seus filhos, exemplos de honestidade, dignidade, responsabilidade, honra e respeito ao próximo. A mãe gentil não procura acobertar erros, quando alguns de seus filhos cometem faltas graves. A mãe gentil demonstra sua autoridade com imparcialidade, punindo ou premiando, conforme o merecimento e o valor de cada um.
A verdadeira mãe gentil investe na segurança, na saúde e na educação daqueles que dela dependem. A mãe gentil não decepciona nunca. Ela é sempre motivo de orgulho e regozijo de seus filhos que a amam, e por ela dariam a vida. A mãe gentil não coloca seus bens e serviços à disposição de alguns de seus filhos, privando outros do conforto e do aconchego do seu lar. A mãe gentil não se deixa corromper pelos sonhos de riqueza e poder, em detrimento da felicidade e da dignidade de seus filhos.
A verdadeira mãe gentil é aquela que serve de exemplo para outras mães, pela sua capacidade de demonstrar amor, sabedoria, competência e serenidade, mesmo nos momentos difíceis da vida. Enfim, a mãe gentil não mente, não corrompe, não maltrata, não marginaliza, não comete injustiças, não permite abusos, não comete iniquidades. Por esses motivos, acreditando-se nos valores institucionais e na grandiosidade da Nação, é que a “Pátria Amada, Idolatrada” foi chamada de “Mãe Gentil”, porém, muitos dos “filhos deste solo”, indignos da mãe que têm, exercem sua execrável influência sobre as instituições nacionais, corrompendo-as, colocando em dúvida o simbolismo desta querida imagem da “Mãe Gentil”. Para que uma nação seja comparada a uma mãe gentil, é preciso que o povo que a habita possa reciprocamente, ter atitudes dignas de “filhos gentis”. (Carlos Éden Meira – jornalista e cartunista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário