terça-feira, 3 de julho de 2018

Infração de trânsito será cobrada pela SUMTRAN a partir de segunda 09.jun.2018

Parar em fila dupla ou sobre a faixa de pedestres infração de trânsito constante em Jequié
A Prefeitura de Jequié, através da Superintendência Municipal de Trânsito, a SUMTRAN, dará início, na próxima segunda-feira, dia 9.jun.2018, ao sistema de processamento e controle das multas de trânsito. O sistema, que será operacionalizado no município, foi desenvolvido pela empresa Tivic – Tecnologia e Informação LTDA, que ministrou treinamento de capacitação aos agentes da SUMTRAN, que foram instrumentalizados nas áreas de Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel Educador do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito, Prática Operacional.
O sistema de processamento utilizado em Jequié, similar ao usado pela Polícia Rodoviária Federal, permite que a multa seja emitida na hora exata da ocorrência e entregue ao infrator efetuando, assim, um controle imediato das infrações de trânsito, no âmbito do município. Os agentes estarão portando um computador portátil, modelo tablet, onde estarão os programa de acesso ao sistema e onde serão gerados o talonário eletrônico.
A partir do encaminhamento da multa, emitida através do novo sistema de processamento, o condutor poderá contestar a penalidade de multa recebida procurando a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), que é um órgão autônomo e responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra a decisão da autoridade do trânsito que impôs a penalidade.
Ainda de acordo com o superintendente da SUMTRAN, Luiz Cruz, as principais infrações de trânsito cometidas pelos condutores em Jequié são:
– Estacionamento em local proibido ou a menos de cinco metros da esquina;
– O uso do celular enquanto se dirige;
– Parar em fila dupla ou sobre a faixa de pedestres;
– A falta de uso do cinto de segurança;
– A falta de atenção com o limite de velocidade das vias;
– A ausência de equipamentos obrigatórios por parte de motociclistas;
– O desrespeito às vagas de idoso, deficientes e estacionamento de farmácia,
– Invasão do sinal de trânsito.
Criada em dezembro de 2007, a Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), somente veio a existir, de fato, a partir de 2017, com a atual administração municipal, que tirou a instituição do papel e vem estruturando o órgão, com a instalação de uma sede própria localizada na Avenida Governador Lomanto Júnior, 529, no bairro do Joaquim Romão. (Secom PMJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário