terça-feira, 12 de junho de 2018

Quatro municípios comemoram emancipação no dia 13 de junho

Resultado de imagem para lajedo do tabocal
Município de Lajedo do Tabocal - BA

O deputado Euclides Fernandes (PDT) saudou quatro municípios baianos que fazem aniversário de emancipação nesta quarta-feira (13) apresentando na Mesa da Assembleia Legislativa Moções de Congratulações aos seus líderes e à população de forma geral. Os aniversariantes são Lajedo do Tabocal, Nova Ibiá, Andorinhas e Apuarema. Nas moções, o deputado destaca a importância de cada município no contexto do Estado, além de apresentar um pouco da história de cada um deles, enaltecendo a importância dos seus fundadores e dos seus atuais dirigentes.
O município de Andorinha, que está completando 29 anos passou a ter um melhor desempenho após a implantação da Companhia de Ferro e Ligas da Bahia para a extração e exploração do minério de cromo que implicou na geração de uma melhor receita e criação de empregos. Hoje, sob a batuta do prefeito Renato Brandão, o município de Andorinha encontra-se em pleno desenvolvimento, além de destacar um vasto potencial cultural expresso em diversas manifestações tradicionais e novas que fazem a alegria e a descontração de seu povo e de quem o visita. Já sendo considerado o mais animado festejo de São Pedro do Estado.
O Município de Apuarema precisou de cerca de 100 anos desde quando surgiu a primeira unidade habitacional até alcançar sua emancipação em 1989. Hoje, o prefeito Raival Pinheiro de Oliveira enfrenta ainda um grande desafio para melhorar a qualidade da educação do município que em 2009 alcançou o pior resultado do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta do atual prefeito nesses seus quatro ano de mandato será melhorar cada vez mais a qualidade do ensino básico, superando a nota média de 4,1 alcançada em 2015, quando o município alcançou a posição 4.637, entre os 5.570 municípios brasileiros. A tendência é continuar crescendo esse índice para que Apuarema, apesar das dificuldades econômicas, ofereça uma educação de melhor qualidade para os seus filhos. A tabela de notas do IDEB varia de 0 a 10.
Na Moção dedicada ao município de Nova Ibiá o deputado Euclides Fernandes destaca que desmembrado de Gandu, encravado na região cacaueira sofre com a queda brutal que a região e seu povo tem recebido em razão da crise que alcançou a produção do cacau desde a chegada da praga vassoura-de-bruxa. Seus mais de 7 mil habitantes ainda não se recuperaram da surpreendente queda da sua receita. Mas, o seu prefeito José Murilo Nunes de Souza tem planos governamentais que buscam incentivar alternativas de receita inclusive com a implantação de novas culturas que tragam emprego e renda para a maioria dos seus cidadãos. O município de Nova Ibiá, assim como grande parte dos que integram a chamada região cacaueira, busca um novo rumo econômico para voltar a gerar receita para a sociedade e para o município e superar a crise que já dura alguns anos. Grande parte da população se dedica a lavoura familiar e cultura de sustentação, mas ainda não se atingiu um padrão compatível com as necessidades do município.
'Lajedo do Tabocal comemora seus 29 anos de emancipação político-administrativa, nesta quarta-feira. A programação festiva a ser realizada pela Prefeitura terá início com alvorada, às 05h, seguida de atividades culturais como jogos, passeio ciclístico, show gospel e festa dançante, com atrações locais e regionais. São mais duas décadas de uma grande história da pequena cidade, que tem hoje como prefeito a jovem Marianne Fagundes. Embora sua emancipação seja recente, a sua história, porém, é bem mais antiga, surgiu lá início do século passado quando algumas famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras ali se instalou. Lajedo do Tabocal teve nomes que ficaram na "Historia". Pessoas com altas qualidades e distintas personalidades ficaram conhecidas, Alvaro Fagundes. Principal fundador do Município, Reivaldo Fagundes, Adalício Almeida, O vereador Nô, Maria Augusta, "Didi Brandão", Iara Rocha, Marilene Almeida, e Mariângela Borges (primeira prefeita do município ) Dentre outras. (Gab. Dep Euclides Fernandes Assessoria de Comunicação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário