sexta-feira, 1 de junho de 2018

Alunos da FTC desenvolvem projeto para resolver problemas de alagamento no bairro Pompílio Sampaio.


Alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC de Jequié pertencentes ao curso de Engenharia Civil criaram propostas de revitalização para a cidade de Jequié como tarefa da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido tendo como docente Lais Correa.
Segue abaixo projeto para resolver problemas de alagamento no  bairro Pompílio Sampaio:
O Bairro Pompílio Sampaio é afetado por alagamento devido o intenso volume de chuvas, pelo fato do terreno não possuir capacidade suficiente de infiltração e não existir um canal de escoamento, ocorrendo assim o alagamento, e consequentemente os moradores da localidade sofrem pela falta de infraestrutura e planejamento. Especificamente o problema ocorre nas Ruas: Everaldo Santos, Erotildes Soares e na Avenida dos Operários. Outros problemas frequentes e decorrentes dos alagamentos nesta localidade é a água contaminada que pode transmitir doenças como a leptospirose, hepatites A e E, febre tifóide, cólera e dengue, e com a invasão da água dos alagamentos nas casas os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo, além da perda dos móveis, trazendo assim prejuízos financeiros às famílias. Sendo que, essas famílias estão sendo privadas dos seus direitos assegurados na Lei Federal n°11.445/07, no qual diz que todo cidadão brasileiro tem como direito irrevogável o saneamento básico.
O meio eficiente para resolver o problema causado pelos alagamentos no Bairro Pompilio Sampaio é instalar o sistema de drenagem, implantar calçamentos e bueiros nas Ruas Everaldo Santos, Erotildes Soares e na Avenida dos Operários, assim o sistema de drenagem irá descarregar as águas provenientes das chuvas no Rio Jequiezinho que esta próximo ao local em estudo.
De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que, diante da análise dos métodos e possibilidades a serem avaliados para a solução do problema chegou-se ao entendimento que o método a ser utilizado é o estrutural, ou seja, construção de sistema de drenagem pluviais ou esgoto pluvial, adaptação e/ou instalação de redes hidráulicas nas casas próximas ao local conectadas ao sistema de drenagem projetado por engenheiros e técnicos.
Alunos: CAITANO JOSÉ DE OLIVEIRA NETO, CALIL SANTOS SOUZA, DJACKSON LIMA SANTIAGO FABRICIO OLIVEIRA GONÇALVES, GEOVANA SOUZA DOS SANTOS, ISAAC MOREIRA DA SILVA, RAVI MAIA. (Jequié Notícias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário