segunda-feira, 7 de maio de 2018

Futebol de Ipiaú se despede de Roberto Beré

Campeão municipal em 1965 pela equipe amadora do Botafogo de Jequié.
Roberto Beré é segundo agachado.

Foi sepultado nessa segunda-feira, 7 de maio, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, o corpo do bancário aposentado e ex jogador de futebol Roberto Beré que atuou em times de Ipiaú e Jequié conquistando títulos na década de 1960.
Roberto Queiroz da Silva trabalhou durante vários anos na agencia do Banco do Brasil, em Ipiaú,aposentando-se pela instituição.
Foi um dos fundadores do time de futebol Bancários que posteriormente ganhou a denominação de Ipiaú Esporte Clube, tornando-se uma das maiores forças esportivas da região.
No Ipiaú, Roberto Beré foi campeão em 1964 e 1967.
Atleta polivalente, Roberto jogava de atacante, meia atacante e até zagueiro, dependendo da necessidade do time. Chutava forte e não brincava em serviço. Tinha um estilo clássico e determinado.
Sempre foi leal em campo.
Em 1964 jogando ao lado de Cardoso, Pedrito, Isidro, Créo e outros craques conquistou seu primeiro titulo pelo Ipiaú E.C. Um ano depois, em 1965, sagrava-se campeão municipal de Jequié pelo Botofogo.
A metade do time do Botafogo era formado por jogadores do Ipiaú : Gilberto Podão( goleiro), Pedrito (zagueiro) , Noelito ( atacante ) e os laterais Cabinho, Nelsinho e Créo.
Essa turma mostrou no Estádio Aníbal Brito a categoria que exibia no Pedro Caetano, e contribuiu para projetar o nome do futebol ipiaúense como um dos melhores do interior baiano.
O grande titulo conquistado por Roberto Beré, entretanto, foi no ano de 1967, quando o Ipiaú, na partida decisiva, derrotou a poderosa equipe do Independente Esporte e Cultura, por 1 X 0, com um fulminante gol de Caçote.
A foto retrata o elenco histórico que esteve assim constituído: Cabinho, Joca, Pedrito, Gilberto Podão, Dermeval e Créo (em pé).Noelito, Roberto Beré, Caçote, Parará e Bal (agachados).
Roberto Beré também jogou na Seleção de Ipiaú.
Ele era casado com dona Marília Grimaldi, deixa filhos e netos e o seu nome na historia do futebol do Território do Médio Rio das Contas. Um grande craque, um grande homem. (José Américo Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário