quinta-feira, 5 de abril de 2018

"Viva por Fé", segundo CD gravado pelo cantor evangélico Charles Meira.

                                                Charles Meira

Capa do CD "Viva por Fé".

           
Depois de receber da Coelba uma devolução em dinheiro referente a um seguro, Charles passou a pensar em começar um novo trabalho musical. Com a inauguração do estúdio de gravação WH, de propriedade de Edvando Pereira, aqui em Jequié, ficou animado para aplicar o dinheiro recebido na gravação de um novo CD. Mesmo contra a vontade de sua esposa, continuou com a ideia. Conversou com Wando do desejo de fazer uma gravação com músicos da nossa terra. Acertaram os detalhes financeiros, ficando um preço módico. Chegaram a gravar três canções. O cantor analisou demoradamente a fita e resolveu não continuar. Achou que a qualidade estava muito inferior ao disco anterior, mesmo sabendo que o estúdio poderia fazer gravações de alto nível. 
               Em julho de 1996, foi cantar em São Paulo, convidado por Agnaldo Nery, presidente da mocidade da Igreja Batista Vila Industrial. Teve a satisfação de conhecer pessoas maravilhosas naquela igreja; uma delas foi o irmão Francisco, com quem fez uma forte amizade. Um dia quando almoçavam na residência dele, ficou sabendo que o amigo estava escrevendo uma letra sobre o seu testemunho de conversão. Acertaram que o escrito seria enviado para Jequié quando estivesse pronto, para Charles e Agamenon compor a melodia. Conversaram também na possibilidade de fazer outro CD, agora com composições inéditas. Dias depois de ter chegado a Jequié, recebeu a letra. Depois de algumas modificações fizeram a melodia da música, que posteriormente foi por Francisco aprovada. Por várias vezes fez contatos com o amigo paulista e o assunto da gravação era sempre ventilado. O seu desejo continuava o mesmo, mas não tinha o dinheiro. Estava devedor no banco, referente a um empréstimo contraído para pagar débitos, e o que ganhava na Coelba só dava para as despesas da família. Motivado pela demonstração de fé de Francisco, resolveu escrever uma carta para o amigo, deixando claro que o CD somente seria gravado se tivesse uma ajuda financeira. Não demorou, Francisco ligou dando a resposta. O amigo contou que estava com alguns compromissos para pagar e sua esposa estava perto de ganhar mais um filho, motivo que o faria contrair novas despesas. Ainda assim, Francisco continuou afirmando que o CD seria gravado. No momento que Charles falava com seu amigo pelo telefone, se sentou no chão, ouviu tudo atentamente, sentindo emoção e chorava, devido à firmeza, paz e fé passada nas suas palavras. 
            Quando Charles estava perto de tirar férias da empresa, novamente recebeu uma ligação de Francisco, dizendo que havia conhecido um maestro, o qual faria a gravação do CD por um preço melhor. Alertou o amigo para fazer o trabalho com pessoas com mais experiência. Através de Nando Menezes, cantor evangélico, Charles teve ótimas informações da gravadora RDE, a mesma que ele tinha feito o seu recente CD. Ligou para o proprietário do estúdio, pedindo informações do preço e passou para Francisco analisar. Depois de manter contato com a RDE, o amigo respondeu que havia pagado a metade do valor referente à parte do estúdio, e o restante Charles teria que assumir. Contagiado por tanta fé, aceitou o desafio. No mesmo dia gravou a fita com violão e voz e enviou para a RDE. As composições escolhidas eram de sua autoria, Edelício, Tomaz, Agamenon e Francisco, que iniciava a sua carreira de compositor. Depois o cantor procurou algumas pessoas amigas, irmãos em Cristo e com os quais levantou o dinheiro que restava para pagar à gravadora. 
           Em seguida foi para São Paulo e no período de 7 a 15/01/1997 o CD foi gravado. Retornou para Jequié antes da data marcada, pois sua filha Isabella estava doente, o que deixou Charles muito preocupado. Aqui chegando, passou a pensar o que fazer para conseguir o dinheiro para a fabricação dos CDs. Orava todos os dias pedindo ajuda de Deus para poder terminar o trabalho. Passou a procurar comerciantes interessados em anunciar sua firma no encarte do CD, entretanto as dificuldades eram inúmeras; de uma resposta positiva dez eram negativas. Um dos comerciantes que ficou de colaborar com uma quantia significativa desistiu, o que deixou Charles muito triste. Ligou para Francisco contando o ocorrido e, para minha surpresa, ele deu uma risada e disse que tinha uma boa notícia. Contou que tinha conseguido outro patrocínio com um amigo de São Paulo, demonstrando que a providência de Deus estava acontecendo. 
              Em abril de 1997, o cantou mandou fazer a segunda parte do CD. Durante a fabricação do CD tudo aconteceu normalmente e no dia 15 de julho de 1997 os CDs ficaram prontos e saíram num vôo da VARIG, com destino à Salvador. No dia 17 daquele mês ligou para a VARIG para saber quem transportaria os CDs para Jequié. O empregado da empresa respondeu que a mercadoria estava apreendida na fiscalização do aeroporto, pois Charles não tinha inscrição Estadual, e para liberar teria que pagar uma multa de R$290,00. Assim foi feito, a mercadoria foi liberada, entregue à transportadora Águia Branca e no dia 21 de julho de 1997 os CDs chegaram a Jequié. 
               Charles deu uma pausa no relato e fez um agradecimento especial ao irmão em Cristo Gilberto Brandão, técnico de som, que com muita paciência, dedicação e eficiência faz instalação, conserta e controla o som em todas as apresentações realizadas durante a sua carreira artística. Prosseguido contou que no dia 22 de julho de 1997, com a permissão de Deus o CD “Viva por Fé” foi lançado na Igreja Batista de Jequiezinho, com grande festa de agradecimento ao Senhor Jesus Cristo.

 Paulinho Andara (regência e arranjos), maestro do CD "Viva por Fé"
no estúdio RDE em São Paulo.
Leia, Roby e Nisia, vocal do CD "Viva por Fé".


Maria Letícia da Silva Meira e Charles Meira.
Cantor evangélico Charles Meira.
Charles Meira e o pastor Júlio de Santana.
Igreja Batista de Jequiezinho.
Hércules Alves Meira e Charles Meira.
Cantor evangélico Charles Meira.
Darcy Nogueira e Charles Meira.
Cantor evangélico Charles Meira.
Charles Meira e Gilberto Brandão.
Igreja Batista de Jequiezinho.
Charles Meira e Lúcio Teixeira.
Charles Meira e Irineu Oliveira.
Heleno Pereira e Charles Meira.


* Texto editado no livro Cantar, Cantar, Cantar, lançado no ano de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário