sexta-feira, 20 de abril de 2018

Projeto faz círculo de leitura na festa de Oxóssi e Caboclo do romance Antônio Burokô, de Domingos Ailton, é premiado pelo Calendário de Artes da Funceb

Resultado de imagem para romance Antônio Burokô
          Neste próximo sábado, dia 21 de abril, às 20h,  o Projeto Burokô - Leituras de Resistência nos Terreiros de Candomblé realiza mais um dos círculos d de leitura do romance Antônio Burokô, de Domingos Ailton, no Terreiro de  Candomblé Ylê Yá Osum de Mãe Jane, no bairro Km 3.. O projeto foi premiado pelo Calendário das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb  e   está sendo desenvolvido  em  7 terreiros de candomblé dos municípios de Jequié, Itagi, Ipiaú e Vitória da Conquista, pertencentes ao Macroterritório 6 (agrupamento de territórios de identidade cultural da Bahia), para que o público leitor possa ler, refletir e falar sobre os capítulos da obra literária.
            O Terreiro de  Candomblé Ylê Yá Osum é uma dos mais tradicionais da cidade, com quase  mais de quatro décadas de existência e a festa em homenagem a Oxóssi e Caboclo é a maior da casa religiosa.
            Baseado em fatos reais, o romance Antônio Burokô faz um passeio pelo universo da religiosidade e da cultura popular baiana, cujas cenas passam em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em  Salvador e em  Jequié. O livro descreve de maneira etnográfica expressões da religiosidade e das manifestações culturais da Bahia como o caruru para os santos gêmeos Cosme e Damião, a procissão marítima de Nosso Senhor dos Navegantes, a Lavagem do Bonfim e a  Festa de Iemanjá, tendo como protagonista o mitológico pai de santo  Antônio Burokô, que enfrenta a perseguição aos terreiros da religiosidade afro-brasileira. A obra literária  se reporta também a outras manifestações de resistência da cultura afro-brasileira em Jequié como o primeiro grupo de  capoeira da cidade, o Banda da Lua,  afoxés e  batucadas, organizadas pelos negros, que também enfrentaram perseguição policial no passado.
            O projeto conta com parceria do Páginas Formando Leitores, um programa de extensão para formação de leitores do Departamento de Ciências Humanas e Letras – DCHL da UESB – Campus de Jequié. (Ascom do escritor Domingos Ailton)

Nenhum comentário:

Postar um comentário