Com o objetivo de dar visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura, o Território Médio Rio das Contas, a Prefeitura Municipal de Ipiaú e a Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate estarão promovento o 3º Festival do Chocolate e o 5º Agrocacau, com abertura prevista para as 20:00h do dia 27 de abril, sexta feira, na Praça Rui Barbosa, em Ipiaú.
O evento reúne expositores de chocolates, produtores de cacau, agricultores familiares, a imprensa, autoridades governamentais, industriais e empresários, além do público em geral, para participar da exposição dos produtos, degustar os especiais produtos integrais e derivados dos chocolates de origem, nos stands. Na oportunidade, além da esperada solenidade de abertura  haverá também, por volta das 22:30h, o show musical com Duda e Perkata de Couro.
Também na sexta (dia 27) as 17 horas haverá o encerramento do curso de classificação de amêndoas, iniciado desde a quarta feira (dia 25), no auditório da Ceplac de Ipiaú, contando com a presença do engenheiro agrônomo Renildo Peixoto, um dos entusiastas em enxertia de qualidade e do processo de capacitação e aprendizagem das tecnologias e inovações setoriais.
Seminário Cacau e Chocolate
O Seminário terá lugar no salão paroquial da igreja de São Roque com a seguinte programação: dia 28 a 9:00 horas sob a mediação de Adilson Reis e Lídice da Matta, Antônio Zugaib abordará o tema “Mercado de Cacau e Chocolate”.  Às 10h:30min Adriana Reis falará sobre “Certificação do Cacau” tendo como mediadores Eduardo Salles e José Vivaldo Mendonça.
Às 14:00h o “Beneficiamento do Cacau” será o tema da palestra de Pedro Magalhães, mediado por Florinelson Amparo e Valnei Pestana.
Finalizando o Seminário, o atual secretário municipal de Agricultura de Ipiaú, enfocará o cacau, como alimento para o mundo, em palestra homônima, tendo como mediadores Roberto Vieira Nascimento, Ricardo Nascimento e José Mendes da Silva.
Ainda no domingo, às 22:00 horas haverá o concurso Garota Chocolate; às 00:00h show musical com o conjunto Soda Pop. (Revista Bahia EM foco)