sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Seguindo a tendência dos grandes clubes, ADJ conta com Departamento exclusivo de Fisioterapia


Buscando oferecer uma atenção à saúde integral do atleta, a Associação Desportiva Jequié (ADJ) dar um passo importantíssimo, contando com um departamento de fisioterapia liderado pelo fisioterapeuta Kleyton Trindade.
A Fisioterapia desportiva, ou esportiva, tem um papel fundamental na prevenção das lesões, assim como na resolução dos problemas mais comuns que afetam esses atletas, contribuindo para a redução do tempo de tratamento e retorno mais rápido à prática esportiva aponta Kleyton Trindade. “Estudos científicos têm sido feitos e publicados quase que diariamente permitindo que nós, profissionais da Fisioterapia, estejamos sempre antenados com as mais recentes pesquisas científicas, podendo aplicá-las em nossos atletas de forma clara e consciente”, explica o fisioterapeuta.
Atualmente o fisioterapeuta representa um papel de extrema importância no clube de futebol, tanto na reabilitação precoce do atleta, quanto principalmente na prevenção de lesão e melhora do gestual esportivo. De acordo com Kleyton Trindade, o futebol moderno exige o máximo de performance do atleta. “Essa performance vai trazer títulos ao clube. Dessa forma, um atleta lesionado não vai conseguir desempenhar seu melhor trabalho, e é nesse ponto que o trabalho interdisciplinar entra, recuperando e principalmente não deixando o jogador se machucar”, disse. 
Durante a pré-temporada, o principal objetivo da fisioterapia é atuar na área preventiva, fazendo um trabalho específico direcionado para que ao decorrer do ano os atletas tenham poucas lesões. Ela atua já no primeiro dia de pré-temporada, sendo realizada uma avaliação em todos os jogadores com o objetivo de detectar se há desequilíbrios musculares e assim focar com trabalhos direcionados ao fortalecimento. “Esses exercícios têm como objetivo fortalecer musculaturas profundas para estabilizar a pelve, otimizando a força muscular em campo. O atleta fica mais estável, com uma base mais forte, o que impede a ocorrência de lombalgias, pubalgias, entorses articulares e estiramentos musculares. É um trabalho eminentemente preventivo”, comentou Kleyton Trindade.
A fisioterapia tem diversos recursos para ser utilizados durante uma pré-temporada, e sempre objetivando atuar na área preventiva, para evitar futuras lesões. Propriocepção, alongamentos, trabalho de core e Cryo Imersão também são alguns dos recursos utilizados na preparação dos jogadores na pré-temporada. O fisioterapeuta falou sobre os equipamentos e trabalhos realizados na pré-temporada. “Temos um equipamento de altíssima tecnologia, que é a Termografia. Aparelho que consegue identificar precocemente a sobrecarga e inflamação musculotendinea. Neste período de pré-temporada, trabalhamos com exercícios de controle do movimento, propriocepção, fortalecimento de CORE, programa de prevenção FIFA 11+ que é utilizado pela melhores equipe do mundo, além de aparelhos para analgesia. O clube conta com uma sala exclusiva para atendimentos de fisioterapia, além dos trabalhos realizados na academia e no campo de futebol”, relatou. “O trabalho também é sempre integrado com a equipe de preparação física, e direcionado ao treinador”, finalizou o fisioterapeuta Kleyton Trindade.
Kleyton Trindade é Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Fisioterapia Esportiva, Especialista em Osteopatia e Fisioterapia manipuladora, Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE), Formação em Pilates, Ventosaterapia, Bandagem funcional, Docente da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Docente de pós-graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva. Possui 5 anos de formação, sendo que sempre atuou com atletas amadores e profissionais em clinica e em diversas competições. Em 2016 foi um dos fisioterapeutas baianos selecionados para composição do quadro de fisioterapeutas dos jogos olímpicos. Coordena em Vitória da Conquista um Núcleo de estudos e pesquisa em Fisioterapia Ortopédica e esportiva na FAINOR. (ADJequié)

Nenhum comentário:

Postar um comentário