domingo, 14 de janeiro de 2018

“Os fuzis da Senhora Carrar” estará no palco do Centro de Cultura dias 1 e 2 de fevereiro

O Grupo Canteiro de Teatro, estará encenando nos dias 1 e 2 de fevereiro, às 20h, no Centro de Cultura ACM em Jequié, o espetáculo intitulado “Os Fuzis da Senhora Carrar”, segundo trabalho trazido a público pelo grupo de teatro,  a partir de um estudo acerca da cultura e da guerra civil espanhola de 1936  tendo como base o texto do dramaturgo alemão Bertold Brecht. O Grupo Canteiro surgiu em junho de 2016, em Jequié, composto por estudantes dos cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb.
O espetáculo narra a história de vida de Teresa Carrar, mulher de pescador, cuida de seus filhos, José e Juan, na pacata cidade de Andaluzia – Espanha. Em meio às entremezes da guerra civil, os recursos são escassos, mas para uma mulher que perdeu seu marido em batalha a força independente de todas as coisas é necessária. Dentro da casa de Teresa presenciamos seus embates ideológicos e afetivos com seu filho José, insistente em sair à batalhar e Pedro Jáqueras – seu irmão – que aparece para buscar os fuzis de Carlos Carrar (falecido marido), seguidos de visitas inesperadas (ou não) de diversos moradores e moradoras do povoado. Diante de tudo isso, nos questionamos: será a força protetiva da maternidade maior que a de um povo em revolta?
O Grupo Canteiro tinha como proposta inicial a montagem do texto “Os Fuzis da Senhora Carrar” (do dramaturgo alemão Bertolt Brecht) como primeiro espetáculo do repertório do seu repertório. Processo esse – ainda inacabado – que acarretou na consolidação do grupo enquanto coletivo. O Canteiro aprofundou-se nos estudos da cultura latino-americana, extraindo daí a base de sua identidade e manifestação artística. Atualmente mantém-se em atividade na cidade, apresentando-se em eventos, feiras e outros espaços artísticos, tendo traçado parcerias, por exemplo, com os espaços USINA – Escritórios Compartilhados, A Toca do Raul, e a própria UESB. (Jequié Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário