segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Denúncia leva fiscalização ambiental a Cachoeira do Rio das Pedra em Florestal

Após denúncias de setores da imprensa local e manifestações nas redes sociais, a Prefeitura de Jequié, por meio diretora de Meio Ambiente, esteve fazendo inspeção, realizada por técnicos do órgão, que teve à frente a diretora de Meio Ambiente Maria Cruz. A fiscalização constatou que houve, de fato, o desmatamento ilegal da mata ciliar da área, além de construção irregular de edificação às margens da cachoeira. Foi detectado que, há cerca de três anos, foi utilizada uma máquina retroescavadeira particular que removeu terra, danificando o entorno da cachoeira e destruindo trechos da mata ciliar.
Inicialmente a denúncia foi feita nas redes sociais pelo fotógrafo e ambientalista Dimas Campos, que acampa em várias cachoeiras na microrregião de Jequié, sempre retratando o potencial ambiental e turístico das mesmas.
A Área de Preservação Permanente (APP), portanto, protegida contra crimes ambientais de acordo com a Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, Lei nº 12.727, de 17 de outubro de 2012, do Código Florestal Brasileiro, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações. O  proprietário, ficou obrigado a refazer toda a vegetação retirada, num prazo de 160 dias, orientado por técnicos da Secretaria de Agricultura.
“Estivemos no local para a identificação do que nos foi relatado, via denúncia, e pudemos constatar a existência dos danos no entorno da cachoeira. Fizemos a autuação, de acordo com o que preconiza o Código Florestal Brasileiro e aguardamos que ele dê início a recuperação da área que foi degredada. Até lá, o estabelecimento permanece temporariamente interditado.”, disse a diretora de Meio Ambiente, Maria Cruz. (Zenilton Meira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário