terça-feira, 13 de junho de 2017

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES homenageando as autoridades municipais e as populações dos municípios Andorinha, Apuarema e Nova Ibiá

Resultado de imagem para euclides fernandes jequié

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na Ata de seus trabalhos uma MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES homenageando as autoridades municipais e as populações dos municípios Andorinha, Apuarema e Nova Ibiá pelo aniversário de emancipação econômica de todos os três municípios, coincidentemente, registrado neste dia 13 de junho.
O Município de Andorinha foi emancipado através da Lei Estadual nº 5.026, de 13 de Junho 1989, sendo desmembrado do Município de Senhor do Bonfim, contando com os dois distritos de Sítio da Baraúna e Tanquinho. O município passou por uma forte mudança, inclusive econômica e social com a instalação da Companhia de Ferro e Ligas da Bahia - FERBASA, extraindo e explorando o minério de cromo em seu solo. Essa empresa trouxe, sem dúvidas, novos horizontes e perspectivas acentuadas com alteração no quadro econômico do Município, tendo sido verificados novos comportamentos, e padrão de vida significativo, principalmente pela geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida, com reflexo em todo o município e região. Hoje, sob a batuta do prefeito Renato Brandão, o município de Andorinha encontra-se em pleno desenvolvimento, além de destacar um vasto potencial cultural expresso em diversas manifestações tradicionais e novas que fazem a alegria e a descontração de seu povo e de quem o visita.
O Município de Apuarema precisou de cerca de 100 anos desde quando surgiu a primeira unidade habitacional até alcançar sua emancipação em 1989. Hoje, o prefeito Raival Pinheiro de Oliveira enfrenta ainda um grande desafio para melhorar a qualidade da educação do município que em 2009 alcançou o pior resultado do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta do atual prefeito nesses seus quatro ano de mandato será melhorar ainda mais a qualidade do ensino básico, superando a nota média de 4,1 alcançada em 2015, quando o município alcançou a posição 4.637, entre os 5.570 municípios brasileiros. A tendência é continuar crescendo esse índice para que Apuarema, apesar das dificuldades econômicas, ofereça uma educação de melhor qualidade para os seus filhos. A tabela de notas do IDEB varia de 0 a 10.
O município de Nova Ibiá, desmembrado de Gandu, encravado na região cacaueira sofre com a queda brutal que a região e seu povo tem recebido em razão da crise que alcançou a produção do cacau desde a chegada da praga vassoura-de-bruxa. Seus mais de 7 mil habitantes ainda não se recuperaram da surpreendente queda da sua receita. Mas, o seu prefeito José Murilo Nunes de Souza tem planos governamentais que buscam incentivar alternativas de receita inclusive com a implantação de novas culturas que tragam emprego e renda para a maioria dos seus cidadãos.
Após a tramitação que seja dado conhecimento desta Moção de Congratulações aos prefeitos
Renato Brandão, de Andorinha; Raival Pinheiro, de Apuarema; e José Nunes de Souza, de Nova Ibiá; assim como aos presidentes das Câmaras dos respectivos municípios para que façam chegar ao conhecimento da população essa singela homenagem.

Sala das Sessões, 12 junho de 2017
Euclides Fernandes
Deputado Estadual -PDT


Nenhum comentário:

Postar um comentário