terça-feira, 13 de junho de 2017

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao povo do município de Jequié que neste dia 13 de junho está reverenciando o seu padroeiro, Santo Antônio de Pádua

Resultado de imagem para euclides fernandes jequié


A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na Ata de seus trabalhos uma MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao povo do município de Jequié que neste dia 13 de junho está reverenciando o seu padroeiro, Santo Antônio de Pádua. Uma longa programação religiosa foi cumprida durante todo os últimos 13 dias, quando foi rezada a trezea com a celebração de várias missas e a tradicional procissão. No em torno da igreja e ruas próximas foi realizada a festa profana com a presença maciça da população nas barracas ali instaladas.
A fama de santidade de Santo Antônio levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer. Antônio é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Tinha grande cultura, documentada pela coletânea de sermões escritos que deixou, onde fica evidente que estava familiarizado tanto com a literatura religiosa como com diversos aspetos das ciências profanas, referenciando-se em autoridades clássicas. O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor da Igreja franciscana. Hoje é visto como um dos grandes santos do Catolicismo, recebendo larga veneração e sendo o centro de rico folclore por ter sido definido como o santo casamenteiro, aquele que as mulheres solteiras dedicam orações e promessas na esperança de conseguir um companheiro para se casar.
Santo Antônio faleceu em Pádua em 13 de junho de 1231, onde foi sepultado por decisão de grande número de seguidores que promoveu seu sepultamento na Igreja de Nossa Senhora. Sua fama de santidade era tamanha que foi canonizado logo no ano seguinte, em 30 de maio, pelo papa Gregório IX. Os seus restos mortais repousam desde 1263 na Basílica de Santo Antônio de Pádua, construída em sua memória logo após sua canonização. Foi proclamado doutor da Igreja pelo Papa Pio XII, em janeiro de 1946.
Após a tramitação que seja dado conhecimento desta Moção de Congratulações à população de Jequié , através do prefeito Sérgio Suzarte; do presidente da Câmara Municipal, Emanuel Campos Silva, o “Tinho de Waldeck assim como todos os demais vereadores. Encaminhamento ainda da presente Moção à Catedral de Santo Antônio, aos cuidados do Bispo Diocesano, Dom José Ruy Gonçalves Lopes.




Sala das Sessões, 13 de junho de 2017


Euclides Fernandes
Deputado/PDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário